Festival A PORTA recebe Rui Paixão em 2023

Rui Paixão é um dos grandes nomes a marcar presença na edição deste ano do Festival A PORTA, que decorre de 11 a 18 de junho, em Leiria. O performer integra as “1001 Portas” com a sua primeira criação, o palhaço de cabelo verde GODOT, que invade o espaço público para o virar do avesso, através da improvisação e interação com as pessoas. A PORTA marca o regresso da personagem, que entrou num hiato em 2019, quando Rui Paixão se juntou ao Cirque du Soleil. GODOT vai circular a 17 de junho pelo Centro Cívico, que já foi palco para artistas como Surma, em 2016, e Conan Osiris, em 2018.

 

Destaque, também, para a nova atividade “À Descoberta de Korrodi”, na qual pais e crianças terão oportunidade de percorrer um roteiro dos edifícios mais marcantes do conhecido arquiteto, promovendo atividades lúdicas no cenário histórico da cidade.

 

Na Rua Direita, que se estende por ruelas que escondem alguns dos maiores tesouros da cidade, decorrerá uma iniciativa designada por “A Rua Que Se Quer”. Numa partilha com a comunidade residente, o propósito é fechar aquele espaço permanentemente ao trânsito, com instalações artísticas. A PORTA quer elevar o potencial desta “avenida Direita” e torná-la num local de estadia, observação, reflexão e verdadeira envolvência com Leiria.

Quanto à programação musical do evento, será dividida em três palcos: no Largo da Sé, no Largo do Gato Preto – destinado a bandas emergentes de Leiria -, e no Terreiro. O cartaz inclui os artistas já anunciados Femme Falafel (vencedora do Festival Termómetro 2023), SOLUNA, Unsafe Space Garden, cave story, A Sul, equinōcio (vencedores do Prémio ‘Melhor Performance Tradicional’ nos IPMA 2023), nëss, bbb hairdryer, Cookie Jane e C’est Fantastique & Alex D’Alva Teixeira em DJ Set.

Partilha