“faca nos dentes, roda no ar”… Uma exposição de Mónica Baptista

O ciclo de programação artística, Outros Portos, recebe neste mês de novembro a última exposição do ano: “faca nos dentes, roda no ar”. Além de propor pensar o “outro” como constância no processo de transformação, “Outros Portos” tem buscado também desafiar alguns artistas a desenvolverem propostas curatoriais.

 

A exposição de Mónica Baptista em parceria com Dayana Lucas parte da cumplicidade entre ambas e propõe um percurso-território marcado pelos movimentos e cadências das imagens e texturas, pelos fluxos e ritmos impressos pelo som, questionando a sua capacidade de dar abrigo ou proporcionar a fuga, a viagem ou a suspensão do tempo. Uma caminhada para o esvaziamento.

 

faca nos dentes, roda no ar” é uma instalação desenhada especificamente para a sala de exposições do Maus Hábitos, que acolhe uma seleção de trabalhos em filme, fotografia e som captados em Portugal e em viagem por Mónica Baptista ao longo dos últimos anos.

 

“Lembro-me claramente de comer o sol e sei que o espírito se alimenta da vastidão, daí o fascínio pelo horizonte, a linha que nos separa e que separa a água do céu, um limite para a nossa perceção. Quero chegar, mas quero que a viagem seja infinita”. Mónica Baptista

 

Do triângulo atlântico entre Venezuela, Ilha da Madeira e Porto, a artista Dayana Lucas criou o seu plano. No seu corpo de trabalho, vem desenvolvendo ao longo dos anos uma pesquisa prática na área do desenho com particular interesse na passagem do desenho para a escultura.

 

Com participação em importantes publicações, exposições colectivas (Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Bienal de Arte Contemporânea da Maia, PORTA33 e Sesc Pompéia (São Paulo, Brasil) e individuais (Wrong Weather Gallery, Museu de Serralves, Sismógrafo, Galeria Lehmann + Silva).

Dayana Lucas tem-se também notabilizado na organização de exposições, workshops e encontros com a comunidade artística do Porto através dos colectivos Oficina Arara (de que foi co-fundadora) ou SOOPA, com actividade nas áreas da música, teatro e dança contemporânea e o projecto ORINOCO, uma editora de livros e outras edições de artista.

 

De 26 de novembro (inauguração a partir das 19h) a 8 de janeiro de 2022

(Entrada Livre)

Partilha