Evan Roth – Red Lines with Landscapes: Portugal… no Porto

A exposição Red Lines with Landscapes: Portugal, do artista norte-americano Evan Roth, com curadoria de Delfim Sardo, tem início no dia 3 de outubro, na Culturgest Porto, podendo ser visitada até dia 6 de dezembro. A entrada gratuita.

 

Realizada no âmbito do projeto Reação em Cadeia – numa parceria entre a Culturgest e a Fidelidade – Red Lines with Landscapes: Portugal surge no seguimento do trabalho que Evan Roth desenvolveu com a organização londrina Artangel, onde começou a explorar as conexões subaquáticas entre continentes.

O artista que tem vindo a filmar, com câmaras de infravermelhos, as localizações costeiras de onde partem os cabos de transmissão de dados que atravessam os oceanos, apresenta em Portugal os filmes produzidos cá, colocando em confronto a atual paisagem de vários pontos da costa portuguesa com pinturas de paisagem do final do século XIX.

 

Para a exposição no Porto, o artista selecionou obras do Museu Nacional Soares dos Reis depois de, na Fidelidade Arte, em Lisboa, ter realizado a exposição com obras selecionadas do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

 

Red Lines with Landscapes: Portugal é também concebido como um projeto web a que o público pode aceder em qualquer lugar do mundo, através de ligação à Internet, podendo reproduzir nos seus dispositivos eletrónicos as paisagens em movimento captadas pelo artista. As instruções podem ser encontradas na exposição.

 

A obra de Evan Roth (Michigan, 1978) divide-se entre projetos concebidos especificamente para a Internet e instalações nas quais utiliza o vídeo. O artista expôs recentemente na Smithsonian National Portrait Gallery (Washington, D.C., EUA), no Museu de Arte Contemporânea de Chicago e na Bienal de Estrasburgo. Roth é cofundador do Graffiti Research Lab e do Free Art & Technology Lab (F.A.T. Lab) e o seu trabalho integra a coleção permanente do MoMA (Nova Iorque, EUA).

Partilha