Emily Jane White está de regresso a Portugal para dois concertos já esta semana em Coimbra e Ponte de Lima. Dias 20 e 21 de fevereiro respetivamente. 10 anos após a sua última tour no nosso país, a cantautora norte americana apresenta “Immanent Fire” o seu mais recente álbum editado em finais de 2019.
Filha de um trabalhador da marinha mercante e de uma professora de ensino especial, Emily Jane White iniciou-se no piano aos 5 anos de idade. Mas, logo cedo percebeu que a educação musical “normal” não seria o ideal para si, preferindo a improvisação ou o “tocar de ouvido”. Aos 12 anos aprende alguns acordes de guitarra com o pai e, aos 16 compõe as suas primeiras canções. Termina a faculdade e decida ir viver para Bordéus, regressando algum tempo depois para San Francisco.
Em 2007, edita o seu primeiro disco “Dark Undercoat”, ao qual se seguiram “Victorian América” (2009), “Ode to Sentience” (2010), “Blood/Lines” (2013), “They Moved in Shadow All Together” (2016) e, no ano passado, “Immanent Fire”.
Especialmente nestes dois últimos álbuns, o estilo musical muito próprio de Emily Jane White foi sendo apurado: ambientes góticos, onde se destacam as guitarras folk e os poemas centrados em temáticas tão diversas como a condição humana, as alterações climáticas ou o racismo e xenofobia