DDD+FITEI fazem balanço positivo e perspectivam a edição de 2020

O DDD – Festival Dias da Dança e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica fazem balanço positivo do resultado da cumplicidade artística e parceria de comunicação que os uniu. Tendo terminado no passado sábado 25 de maio, os dois festivais receberam mais de 23 000 espectadores, contaminando públicos das várias instituições das cidades do Porto, Matosinhos, Gaia e Viana do Castelo. A 4º edição do DDD e a 42ª edição do FITEI resultaram numa importante afirmação de posicionamento dos festivais no contexto nacional e internacional das artes performativas, com um consequente e significante impacto junto dos públicos. Destaque-se a forte adesão dos públicos profissionais à SEMANA +, pensada para a internacionalização da criação artística portuguesa, assim como a presença da comunidade brasileira em espetáculos e atividades que olharam com profundidade para o contexto atual do país irmão, contribuindo para uma diversificação e formação de novos públicos.

 

Das 57 récitas do DDD IN – espetáculos em sala –, 28 apresentaram lotação esgotada, incluindo os espetáculos de grande auditório, com uma taxa de ocupação de 90%. O DDD OUT – espetáculos no espaço público – contou com 9 apresentações que cativaram quase 2000 pessoas e envolveram os passantes. Desde início, foi sublinhada a importância da formação dedicada a todos os públicos. O DDD EXTRA desenvolveu 25 atividades entre masterclasses, workshops e encontros que aproveitaram a presença dos coreógrafos, incluindo o DDD PRO, com um caráter pedagógico dedicado a estudantes e profissionais das artes performativas. Seis festas aqueceram a pista do Meeting Point e do Pérola Negra.

 

Relativamente ao FITEI, das 46 récitas da Seleção de espetáculos, evidenciam-se 5 estreias absolutas e 15 estreias nacionais, 15 das quais com lotação esgotada. A novidade deste ano foi a secção das Residências Artísticas, com uma forte aposta nos processos de criação durante o festival que promete voltar na próxima edição. Foram desenvolvidos 6 workshops por artistas integrantes nas equipas programadas e deu-se continuidade à parceria com as escolas de teatro do Porto: ESMAE, ESAP e balleteatro. Houve ainda espaço para outras atividades, incluídas no FITEI Aberto entre festas, lançamentos de livros, debates e exposições.

 

A SEMANA + revelou-se um sucesso, tendo acolhido 98 programadores: 22 programadores nacionais e os restantes 76 oriundos dos seguintes países: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça Inglaterra, Irlanda, Lituânia, Estónia, Grécia, EUA, Canadá, Brasil, Chile, México, Israel, Moçambique, Cabo Verde, Argentina, China.

 

A edição DDD+FITEI de 2020 promete dar continuidade à SEMANA + e adianta alguns dos nomes do programa geral: o Dias da Dança apresenta Quinta-feira… de Cláudia Dias em colaboração com Idoia Zabaleta, e uma coprodução internacional do aclamado coreógrafo italiano Alessandro Sciarroni, Augusto. O FITEI antecipa que Patrícia Portela e Alexandre Dal Farra apresentarão o projeto Entrevista 86, desenvolvido no contexto da residência deste ano, e o argentino Sergio Boris com Artaud.

 

Partilha