A 11ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea já tem datas marcadas e parte de uma pergunta formulada pelo filósofo Gilles Deleuze em torno da obra de Espinosa, para tentar renovar a respiração de um festival que transporta consigo um percurso de 10 anos.
O que pode o corpo? Uma questão em si mais relevante do que nunca olhando para o contexto particular em que vivemos. E também pelo trabalho de retornar ao corpo e repensar a relação com ele, matéria com que este festival nos ocupou nos últimos anos. Dando continuidade a esse trajeto com um novo eixo, esta edição assenta em dois pontos: experimentação e potência.
O primeiro pela necessidade de descoberta de novas formas de envolvimento (interior e exterior) na relação com o corpo e o segundo pelo modo como ele é afetado.
O programa apresenta um conjunto de propostas cuja configuração nos remete para uma ideia de viagem entre o figurativo e o abstrato, tendo na dupla Sofia Dias & Vítor Roriz o seu destaque máximo. E nesta jornada, para além de podermos sentir a potência e sermos afetados por obras de assinatura incontornáveis (Maguy Marin, Peeping Tom) também o seremos por outros exercícios de experimentação que se mostram de dentro para fora (Flora Détraz, Anne-Mareike Hess), aos quais se juntam objetos que começam a formar um corpo de trabalho a ter em atenção (Dançando com a Diferença, João dos Santos Martins e Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão).
As peças desta edição, onde o corpo digital do festival se desenvolverá em maior complementaridade com a sua dimensão física, apresentam-se entre o Centro Cultural Vila Flor e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães e os respetivos bilhetes e assinaturas já se encontram disponíveis nos websites d’A Oficina, bem acompanhados pela informação de cada uma das propostas artísticas desta edição.
11ª edição do festival acontece de 4 a 13 de fevereiro de 2021, em Guimarães, apresentando 10 obras, a maioria em estreia, com a dupla Sofia Dias & Vítor Roriz como coreógrafos em destaque