Companhia de Dança de Almada em Residência Artística em Bragança

A convite e em coprodução com o Teatro Municipal de Bragança, na segunda quinzena de novembro a Companhia de Dança de Almada estará em Residência Artística nesta cidade, para ultimar a criação do novo espetáculo do seu reportório, Inverno. Baseado nos rituais das festas de inverno do Nordeste Transmontano, este espetáculo terá estreia nacional no âmbito da Bienal da Máscara – MASCARARTE 2019, no próprio Teatro Municipal de Bragança.

 

A coreografia é de Bruno Duarte que viu, na sua criação, uma oportunidade para explorar cenicamente o cruzamento da sacralidade ritual das celebrações ancestrais, com uma linguagem de dança contemporânea.

 

Em cocriação com os bailarinos da Companhia de Dança de Almada, o autor revela que “Inverno” está situado entre o sagrado e o pagão, o ancestral e o contemporâneo, o humano e o sobrenatural. Procura transmitir a magia que se vive por aqueles lugares na altura do solstício de inverno, retratando o pulsar da terra, a emancipação dos jovens, as arruadas, a postura de transgressão – mas tão regrada por práticas fixas – e o forte misticismo cultural.

 

É, pois, um trabalho sobre o que está vivo, mas também sobre a memória. Sobre aquilo e aqueles que já viveram os locais que hoje experimentamos, antecipa o coreógrafo.

 

Além da estreia dia 28 de novembro, às 21:00, no dia seguinte haverá uma apresentação de entrada livre para escolas do 1º e 2º ciclo (obrigatório levantar bilhete). Para o grande público repete sábado, dia 30 de novembro, às 15:00.

 

 

Partilha