Circular Festival de Artes Performativas anuncia primeiros nomes para 2022

O Circular Festival de Artes Performativas regressa a Vila do Conde de 17 a 24 de Setembro para a sua 18.ª edição, que inclui espectáculos, concertos, exposições, workshops, cinema e conversas.

 

Do programa do festival destaca-se, em abertura, “Zeppelin bend”, da coreógrafa e música grega Katerina Andreou, em estreia nacional. Neste duo, Katerina Andreou e Ioanna Paraskevopoulos estabelecem ligações entre danças, acções e sons, envolvendo tanto uma disciplina extrema como uma experiência psicadélica. Na mesma noite, a bailarina e coreógrafa Betty Tchomanga traz a Vila do Conde o seu primeiro solo “Mascarades”, evocando a divindade africana Mami Wata, inspirada pelo ritmo da música Gqom da África do Sul.

 

Numa co-produção com a Curtas Metragens CRL, o Festival inaugura “Sob o Signo do Pneu” do artista Gustavo Sumpta, na Solar Galeria de Arte Cinemática, uma exposição que ocupará a galeria e que incluirá um programa de performances.

 

A encenadora e actriz Paula Diogo traz a Vila do Conde a sua peça “Terra Nullius”, um projecto de teatro de forma híbrida que tenta capturar a experiência de um lugar distante, ocupando a geografia urbana da cidade de Vila do Conde e o espaço virtual de discussão e pensamento. O público será convidado a traçar um percurso na cidade numa audio-caminhada livre.

 

Na área da música, destaque para a presença do veterano, multifacetado e inigualável músico Mike Cooper. Com mais de 50 anos de carreira, a obra de Mike Cooper estende-se até aos campos da electrónica ou da instalação. No Circular apresenta o concerto “Planet pacific and island gardens” preenchido por sonoridades ambientais e electrónicas.

Também na área da música, o novo projecto associado da Circular, o Supernova Ensemble (integrante no projecto “Artista Residente”) traz o concerto “Gesture and Synthesis”, com direcção de Diogo Tudela.

Criado em 2022 e com direção artística de João Dias e José Alberto Gomes, o Supernova Ensemble é um colectivo artístico dedicado à música inovadora nas áreas performativas, novas mídias e artes sonoras num novo contexto de trabalho para desenvolver e atender novos públicos.

 

A programação completa do festival será anunciada nas próximas semanas.

Partilha