Cineteatro António Lamoso… Teatro, música e dança abrem 2020

No próximo dia 11 de janeiro, o Cineteatro António Lamoso comemora o seu 5.º aniversário e para cantar os parabéns sobe ao palco do auditório os The Gift. No pico do Inverno, trazem o Verão com um concerto “mais íntimo do que nunca”. Também em janeiro, o tradicional teatro das Fogaceiras, no dia 20, às 21h30, com o nome ‘A FEIRA ainda está VIVA’; e no dia 29, o primeiro À4HÁ deste trimestre.

Com curadoria da Basqueiro – Associação Cultural, Krake (peixe:avião / Dear Telephone) junta-se a Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta) numa viagem pós apocalíptica que une o som negro e experimental à voz cavernosa e soturna.

 

Fevereiro traz teatro, no dia 1, com ‘Ding Dong’. Andreia Dinis, Gonçalo Dinis, João Didelet, Melânia Gomes e Núria Madruga protagonizam uma animada comédia sobre traições e esquemas que acabam inevitavelmente por sair furados. Segue-se, a 6 e 7 de fevereiro, ‘Leandro, Rei da Helíria’, um momento teatral reservado aos alunos do 7.º ano das escolas públicas concelhias, que vão ficar a conhecer a história de um rei vaidoso que queria medir o amor das suas filhas. Um projeto de mediação que visa a aproximação dos jovens ao equipamento cultural e à disciplina artística através de uma peça criada e encenada pela Ponto Produções. A 16 de fevereiro, regressam os Sinfoniónicos, uma série de concertos comentados para famílias que visa desmistificar e aproximar crianças e adultos da música sinfónica. O primeiro dos três concertos programados para 2020 centra-se na história de Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev. A 26 de fevereiro, o À4HÁ recebe NBC, um homem do hip-hop que assume, no seu novo álbum Inverno, o papel de compositor e letrista.

 

Sara Correia é a artista que abre o mês de março numa data especial: Dia Internacional da Mulher (8 de março). Uma estreia absoluta do novo disco, em que a fadista se volta a unir ao produtor Diogo Clemente. Com reverência e respeito pelo fado tradicional, reconfigura-o com roupagens modernas e procura várias maneiras de cantar o fado. Novamente com curadoria da Basqueiro, a 11 de março, atua PZ, trazendo na bagagem cinco álbuns e inúmeros êxitos. O multifacetado músico é já um dos nomes mais originais do panorama musical nacional. Ainda, o Eixos – Ciclo de Teatro, que regressa, de 18 a 22 de março, para a sua terceira edição. Um projeto performativo e lúdico que explora múltiplas valências do teatro de marionetas e aposta na descentralização territorial e intergeracionalidade.

 

O Ballet Contemporâneo do Norte, a celebrar 25 anos de atividade regular no campo da dança contemporânea, complementa a programação do Cineteatro António Lamoso com o projeto Grau Zero da Companhia, que inclui três workshops: Técnicas de Dança Contemporânea, com Susana Otero (25 de janeiro), Composição e Criação em Dança, com Joclécio Azevedo (29 de fevereiro) e Dramaturgia e Coreografia, com Rogério Nuno Costa (28 de março).

 

Partilha