Christos Papadopoulos estreia em Portugal “Ion”

Fazendo parte de uma nova geração de criadores notáveis que surgiu na última década na cidade de Atenas e considerado uma das vozes mais inovadores da dança contemporânea, Christos Papadopoulos estreia, em Portugal, Ion, no Grande Auditório da Culturgest, nos dias 16 e 17 de outubro.

 

Para criar este espetáculo, que constitui um dos destaques da programação de dança da Culturgest desta temporada e é a sua terceira criação, Christos Papadopoulos inspirou-se em fenómenos naturais como um bando de pássaros em pleno voo ou nas movimentações súbitas de um cardume de peixes. Um sistema vivo de dez bailarinos em palco, pulsando e coordenando, atraindo e repelindo, traçando órbitas que seguem os mecanismos da natureza.

 

Uma performance que se concentra na microfísica do movimento, o volume de detalhes que pode derivar de um padrão cinético que permite viajar pelo campo ilimitado das relações humanas, como iões, átomos carregados eletricamente.

 

Na sua pesquisa, Christos Papadopoulos mergulhou mais fundo – no mundo microscópico dos iões – e descobriu as mesmas forças de atração e repulsão que governam não só todas as formas de vida, como também as relações humanas. Em palco, os bailarinos geram uma engrenagem quase impercetível de movimentos extremamente precisos, criando padrões que, depois, se dissolvem em novas combinações que resultam numa paisagem líquida em palco de uma beleza deslumbrante.

Partilha