O Basilar Festival vai ter a sua 1ª edição, entre os dias 8 e 11 de Setembro deste ano, na Barragem dos Pisões em Montalegre. Centrado no techno e suas variantes, o Basilar surge da vontade de juntar toda uma comunidade de artistas e seguidores do género, apresentando alguns dos nomes impulsionadores da cena nacional e internacional que partilham os mesmo valores e visão sobre a música de dança.
Num cenário idílico, dominado pela natureza e em ambiente intimista, o Basilar pretende entrar em diálogo com o meio de forma não intrusiva, com preocupações a nível de sustentabilidade e estruturas, criando uma verdadeira experiência imersiva de que todos farão parte.
Aos 15 projectos já anunciados, juntam-se agora Psyk (na foto), fundador da Non Series e uma referência europeia no que diz respeito à vertente mais profunda e visceral do techno; Leiras, em formato live, com as suas composições intricadas e ritmicamente eficazes, capazes de nos conduzir a cenários radiantes; Fadi Mohem, membro do colectivo Spandau20 de FJAAK e artista revelação da cena techno berlinense, com sets que exploram os recantos groovy e funky do género; e The Lady Machine, artista veterana cujas actuações, apenas em vinil, assentam numa estrutura complexa de ritmos, linhas de sintetizadores e texturas sombrias, incorporando o espírito do techno no século XXI.
O cartaz dá-se por encerrado com a participação de Cravo e Vil, fundadores da editora Hayes Collective e figuras incontornáveis do movimento techno nacional; Morsil e a sua abordagem sonora hipnótica e construída a diversas velocidades; e o live act de VHS, explorador das distintas dimensões do universo do género.
Line-up completo: Amulador, Cravo, Dasha Rush, Deniro, Don Williams b2b Rifts, Enkō, Esoteric, Fadi Mohem, Freddy K, Leiras live, Montero, Morsil, Nørbak, Psyk, Shinedoe, SYNC. (Atom™ e Peter Van Hoesen) live, Tauer, Temudo, The Lady Machine, Unkle Fon, VHS live e Vil.