As Pioneiras da aviação da aviação inspiraram Luis Buchinho

Luís Buchinho foi um dos estilistas que marcou presença na primeira edição do Portugal Fashion em 1995. Presença regular ao longo de mais de 20 anos de edições, para o Inverno 19/20, Luís Buchinho foi pesquisar o uniforme das mulheres pioneiras da aviação da década de quarenta, um tempo em que a expectativa de vida de uma peça de vestuário era de uma incrível longevidade e estava intimamente relacionada com a sua utilidade.

Um esquadrão poderoso de mulheres aviadoras levantou voo no desfile desta estação. É fácil imaginar as hélices nos aviões girando quando vemos as variações do chapéu bombardeiro da Amy Johnson, do seu macacão e dos seus casacos de aviador.

O luxuoso couro marca a estação misturada com pêlo falso, flanela, malha, lã e feltro. Cada um dos casacos do Luís Buchinho de colarinho gigante, dos seus sobretudos aviador, casacos curtos, boleros e híbridos têm variações gráficas particulares tanto de volume, como de forma e especificidades interessantes no abotoamento.

Os populares desenhos de pin-ups nas fuselagens dos aviões militares americanos durante a Segunda Guerra Mundial tolerados por levantarem a moral dos soldados durante as stressantes batalhas onde a probabilidade de morte era grande, inspirou muitos dos estampados da colecção. Geométrica, estruturada e composta de zonas onde o mate e o brilho se conjugam, com couro e pêlo falso em destaque, nesta colecção Buchinho mistura peças casuais com os clássicos e manipula materiais e cores criando silhuetas gráficas para as mulheres que querem romper com as barreiras de género: mulheres fortes, afirmativas e sexy.

A diversidade dos projectos arquitectónicos do Sir David Adjaye’s e o seu uso inovador dos materiais e exploração incrível da luz também foram um forte impulso no desenho e na construção da colecção, sobretudo ao nível da criação de padrões e da modelação do vestuário.

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha