“Excerpts From Chapter 3: The Mind Runs A Net Of Rabbit Paths”… o ‘complicado’ terceiro disco… dos Rats On Rafts.

Ainda faltam alguns meses, mas a espera é muita, desta vez pelo sempre difícil terceiro disco dos Holandeses Rats On Rafts.

 

Agendado para 29 de Janeiro de 2021, via Fire Records, a banda de David Fagan partilha agora o vídeo “Tokyo Music Experience”, numa antevisão do novo disco, que para a própria banda segue as pisadas conceptuais, mas que retratam uma viagem iniciada em 2018 quando a banda Holandesa fez a primeira parte do concerto de Franz Ferdinand no Japão.

 

Tokyo Music Experience” foi gravado em Utrecht, numa das salas mais marcantes da cidade, o Tivoli Oudegracht, agora infelizmente fechado.
Um vídeo ficcionado, inspirado nas olimpíadas, onde duas equipas confrontam-se directamente, num desafio liderado pelo treinador dos ‘vermelhos’ ou ‘comunistas’, Johannes van de Weert, líder da banda Holandesa Rondos que assume o papel de líder dos Rats On Rafts, em oposição à equipa azul, representante do mundo ocidental sob a denominação EFC3 (“Excerpts From Chapter 3…)”, o nome do novo álbum.

Regressando a “Excerpts From Chapter 3: The Mind Runs A Net Of Rabbit Paths”, mas não esquecendo a ginástica envolvida no vídeo de apresentação do mesmo, o sempre complicado terceiro disco de uma banda, reflete a evolução acontecida longo dos últimos cinco anos dos Rats On Rafts. Se as canções retratam essa vivência através de historias reais ou ficcionadas, a sonoridade no limite do obscuro mas salpicado por um suave reverb sonoro, ilustra de forma elaborada as fontes que a banda bebeu para a junção das peças que compõem este “Excerpts From Chapter 3: The Mind Runs A Net Of Rabbit Paths”, percorrendo sonoridades que vagueiam entre Scott Walker e os The Beach Boys.


A vitalidade do punk rock adquire novos contornos e assume-se como uma nova pop sempre adaptada à novas exigências musicais que instam a sonoridades paparelas à realidade que vivemos.

 

Photo: Jasmijn Slegh

 

Partilha