6 de março marca o lançamento de “Mosquito”, um intrigante drama dream‑pop que se desenrola ao longo de onze intensos episódios.
Em “Mosquito”, os Hater — banda sediada em Malmö na Suecia — soam renovados, encontrando um equilíbrio entre a energia crua do indie‑pop que sempre os definiu e uma escrita mais direta e polida. O grupo afia as suas raízes shoegaze até algo mais nítido, melódico e profundamente ressonante. O álbum transborda histórias onde elementos míticos (vampiros, Cupido, mosquitos) se entrelaçam com um anseio melancólico por um amor verdadeiro. Mas, como a banda faz questão de sublinhar, este não é um típico disco lamechas sobre amor.
“Não acho que tenhamos tentado escrever canções de amor; fiquei surpreendida quando percebemos que tínhamos um monte delas”, diz Caroline.
E acrescenta: “Não há nenhuma canção sobre ‘amo‑te até aos bocadinhos’ em Mosquito. É mais sobre ter o coração arranhado, borboletas no estômago, sentir‑se vazio e de coração partido — a sensação física e a montanha‑russa de existir.”
Um bom exemplo é “Angel Cupid”, que se desenrola em câmara lenta, uma diatribe lindamente controlada contra canções de amor banais quando se está emocionalmente excluído desse sentimento.
Caroline explica: “Toda a música que eu normalmente adorava parecia sem alma. Estava irritada com poemas de amor; não suportava ouvir algumas das grandes canções românticas. Imaginei o Angel Cupid como um verme cor‑de‑rosa fraquinho, completamente inútil a disparar flechas na minha direção.”
O curioso single de avanço, “This Guy?”, é um mistério em si mesmo: a história de um intruso confuso, não identificado e impossível de identificar — e a própria banda descreve-o como “uma canção silenciosamente confusa”. Måns comenta: “Adoro o facto de o verso ser pura estranheza e o refrão ser claro como água.”
Entrando numa caverna ecoante de estranheza gótica, “Stinger” combina bateria insistente com letras que se infiltram nos pensamentos de uma criatura sobrenatural apaixonada. Caroline diz: “Não faço ideia do que é a febre cerebral de um vampiro, mas imaginei que pudesse ser parecida com a dor de coração — e essa é a essência de tudo.”
“Landslide”, que abre o disco, é feita de guitarras cintilantes e vozes etéreas que flutuam sobre aquele momento sonâmbulo. Måns acrescenta: “São aqueles pensamentos das três da manhã, quando o passado te embosca e transforma a tua cabeça numa máquina de secar descontrolada.”
Uma montanha‑russa emocional sob qualquer outro nome, “Mosquito” transborda de corações partidos meio esquecidos e promessas quebradas, cheio de tormento e formigueiro, mas pontuado por sonhos e esperanças de resolução futura.
O álbum foi gravado no isolamento inspirador dos AGM Studios, em Vollsjö, Suécia, com o colaborador de longa data Joakim Lindberg aos comandos e com o regresso do baixista Adam Agace. O projeto foi finalizado no célebre Studio Sickan de Lindberg, com Caroline Landahl, Måns Leonartsson, Rasmus Andersson e Adam Agace a contribuírem de forma igual para um som que oscila entre a introspeção pulsante e a melancolia reveladora.
__________________________________________________________________________________________________________________________
🖋 Redação / press release


