Rocío Márquez e Bronquio estreiam o espetáculo “Tercer Cielo” no Misty Fest

Rocío Márquez regressa a Portugal no mês de Novembro para estrear “Tercer Cielo”, o álbum que partilha com o DJ e produtor Bronquio. O duo atua a 8 de novembro no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, e no dia 10 de Novembro no Teatro São Luiz, em Lisboa. Os dois concertos estão integrados no Misty Fest.

A cantaora andaluza Rocío Márquez é uma das maiores vozes do flamenco contemporâneo. A sua discografia deixa evidente o amor pela tradição deste género, mas também a necessidade de ampliar os seus limites, explorando melodias, instrumentação, e novos arranjos e letras. Destacou-se ainda cedo na carreira, em 2008, ao receber a lendária Lámpara Minera – a mais importante distinção no mundo do flamenco.

A fase seguinte na carreira da cantora espanhola chegou em Maio de 2022, com “Tercer Cielo”, álbum concebido em colaboração com o produtor de música eletrónica Bronquio. O ponto de partida do novo trabalho é o flamenco. Encontram-se estruturas rítmicas, líricas e melódicas de bulerías, rumba, pregón, seguiriyas, tangos, garrotín, milonga, debla, toná, soleá ou verdiales. Cada um destes palos é depois trabalhado segundo diferentes estilos de música electrónica, como o techno, o electro ou o break. O resultado é uma colisão eletrizante entre o passado e o futuro, que transcende géneros musicais.

🖋 redação / press release

Partilha