Última canção dos The Beatles “Now And Then” será lançada no dia 2 de novembro às 14h00

Juntos ou separados, os The Beatles sempre tiveram talento para o inesperado. E agora, o ano de 2023 traz um dos lançamentos mais aguardados da sua longa e interminável história. “Now And Then” é a última canção dos The Beatles – escrita e cantada por John Lennon, desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e agora finalmente finalizada por Paul e Ringo, mais de quatro décadas depois.

 

Now And Then” será lançada mundialmente às 14h00 (horário de Portugal Continental) do dia 2 de novembro. O single duplo junta a última canção dos The Beatles com a primeira: o single de estreia da banda no Reino Unido em 1962, “Love Me Do”, a parte correspondente que agora fecha o círculo com “Now And Then”. Ambas as canções foram misturas em stereo e o lançamento inclui a capa original do célebre artista Ed Ruscha. O novo vídeo oficial de “Now And Then” será lançado na sexta-feira, 3 de novembro.

Um documentário de 12 minutos, “Now And Then – The Last Beatles Song”, escrito e realizado por Oliver Murray, será estreado a 1 de novembro. A estreia global online do filme terá lugar no canal dos The Beatles no YouTube às 19h30 (horário de Portugal Continental). Esta curta-metragem comovente conta a história por trás da última canção dos The Beatles, com filmagens e comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.

 

A história de “Now And Then” começou no final dos anos 1970, quando John gravou uma maquete com voz e piano na sua casa no Dakota Building, em Nova Iorque. Em 1994, a sua mulher, Yoko Ono Lennon, deu a gravação a Paul, George e Ringo, juntamente com as maquetes de John para “Free As A Bird” e “Real Love”, que foram ambas concluídas como novas canções dos The Beatles e lançadas como singles em 1995 e 1996, respetivamente, no âmbito do projeto “The Beatles Anthology”. Simultaneamente, Paul, George e Ringo também gravaram novas partes e completaram uma primeira mistura de “Now And Then” com o produtor Jeff Lynne. Nessa altura, as limitações tecnológicas impediram que a voz e o piano de John fossem separados para alcançar a mistura limpa necessária para finalizar a canção. “Now And Then” foi arquivada, com a esperança de que um dia fosse revisitada.

Em 2022, Paul e Ringo começaram a concluir a canção. Além da voz de John, “Now And Then” inclui guitarra elétrica e acústica gravada em 1995 por George, a nova parte de bateria de Ringo e baixo, guitarra e piano de Paul, que se alia à forma original de tocar de John. Paul adicionou um solo de slide guitar inspirado em George; ele e Ringo também contribuíram com coros para o refrão.

Esta última parte da história gravada dos The Beatles será seguida por novas edições das duas coletâneas sempre vistas como a introdução definitiva ao seu trabalho. Desde o seu lançamento original em 1973, as coletâneas “1962-1966” (The Red Album) e “1967-1970” (The Blue Album) guiaram inúmeros ouvintes de todas as idades, de todas as partes do mundo, pelo mundo dos The Beatles. Alargadas para as novas versões de 2023 (lançadas a 10 de novembro), juntas as coletâneas abrangem todo o cânone gravado dos The Beatles com 75 temas de destaque, desde o primeiro single, “Love Me Do”, até ao último, “Now And Then”. As 21 faixas recém-adicionadas às coletâneas (doze em “Red” e nove em “Blue”) apresentam algumas das melhores canções dos The Beatles.

Partilha