The Necks… 30 anos de carreira celebrados em Portugal

Os autralianos The Necks, celebram 30 anos em dois concertos em Portugal. Dia 15 de maio no Gnration em Braga e dia 16 no Grande Auditório da Cultugest. De várias comemorações. A mais imediata e mediática é os 30 anos de carreira dos Necks. Uma vida muito longa na música, em que a atitude do jazz foi sempre o grande tronco vertical da sua criação, conduzindo a inspiradora seiva a Tony Buck, Chris Abrahams e Lloyd Swanton.

 

Se do jazz vem a atitude e a capacidade de escuta, as restantes raízes estendem-se pelas profundidades: há rigor erudito, vénia aos rituais, procura do minimalismo, a exumação da energia krautrock por vezes, e sempre uma procura constante de experimentar e arriscar novos caminhos.

Habituados a modificar a genética da sua música, os The Necks surpreendem porque querem surpreendem-se a eles próprios. Na sua forma de trabalhar há zero ensaios, preparações ou discussões, nenhum plano antes de subirem ao palco e começarem a tocar. É assim há 30 anos e cada concerto é diferente, fruto de toda a magia que pode influenciar as musas dos três australianos.

A sua discografia mostra isso mesmo: vinte álbuns magistrais e infalíveis que retratam alguns desses momentos como fotografias sonoras de uma vida cheia de acontecimentos empolgantes. O último, “Body”,  foi lançado no ano passado e tem sido muito bem recebido.

Partilha