Sara Barros Leitão apresenta peça sobre condições do trabalho doméstico feminino no Teatro Viriato

Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” é a mais recente criação da encenadora e actriz Sara Barros Leitão, que o Teatro Viriato apresenta nos dias 17 (21h00) e 18 (17h00) de dezembro.

 

Com um título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, Sara Barros Leitão parte de uma investigação sobre a criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história – ainda pouco conhecida, pouco contada e pouco valorizada -, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança.

 

Como a própria refere “é a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho”. “Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer”.

 

Quem assistir à apresentação deste espetáculo, no sábado, terá a oportunidade de partilhar dois dedos de conversa com Sara Barros Leitão e Mafalda Araújo, socióloga e escritora que coordenou a pesquisa para a peça, na conversa Boca Livre.

Partilha