Rodrigo Leão lança álbum “Estranha Beleza da Vida”

O novo álbum de originais de Rodrigo Leão chama-se “A Estranha Beleza da Vida” e está disponível a partir desta sexta feira, 15 de Outubro. E, por onde se quiser ver, é um disco surpreendente.

 

Surpreendente porque não estava previsto existir já um novo trabalho, tão pouco tempo depois do lançamento de “O Método”, no início de 2020. Surpreendente porque este novo disco foi feito sem pressa nem pressões, ao sabor da vontade e da inspiração de Rodrigo, que refina aqui com uma simplicidade desarmante a sua inconfundível sensibilidade melódica.

 

O último destaque do novo álbum de Rodrigo Leão A Estranha Beleza da Vida é Voz de Sal com voz e letra da cantora Martírio. “Já tinha saudades do castelhano e esta foi uma das ideias que me fez logo lembrar a voz da Martírio. Como eu e a Martírio já tínhamos há algum tempo a vontade de fazer algo juntos, convidei-a para esta colaboração. A letra acabou por ser feita pela própria Martírio e pelo seu filho Raul, após a troca de várias impressões”. Segundo Rodrigo Leão, é “uma canção que pela sua cadência muito lenta, destaca ainda mais aquela voz tão peculiar”.

 

Sobre o álbum, como diz o músico: “Tudo o que se passou durante este último ano fez-me pensar ainda mais no ténue espaço entre a vida e a morte. E ao mesmo tempo também senti mais vontade de trabalhar. E mais liberdade”.

 

Com a pandemia de covid-19 a levar ao cancelamento da digressão de “O Método”, que fora publicado em fevereiro, Rodrigo retirou-se para o Alentejo com a família e aí acabaria por compor um EP, “Avis 2020”, gravado inteiramente a solo, inspirado pela natureza que o rodeava, e lançado apenas em formato digital.

 

A Estranha Beleza da Vida começou a tomar forma no final do ano. “Comecei a pensar neste trabalho em outubro de 2020, o mês em que regressei a Lisboa depois de meses de confinamento no meio do campo. Senti diferença logo nos primeiros temas, algo mais positivo, mais feliz, diferente dos ambientes do disco anterior. Alguns remetiam-me para uma época algo distante da que vivemos agora. Talvez não fosse por acaso e até resultasse de uma tentativa inconsciente de esquecer o presente”.

15 de outubro – Coimbra, Convento São Francisco

30 de outubro – Especial A Estranha Beleza da Vida – Global Live Streaming

3 de dezembro – Lisboa, Museu do Oriente

4 de dezembro – Lisboa, Museu do Oriente (2 sessões)

26 de dezembro – Porto, Casa da Música

6 de abril – Paris, Le Trianon

23 de abril – Alicante – Fundación Mediterráneo

21 de maio – Ovar, Centro de Arte de Ovar

18 de junho, – Aveiro, Teatro Aveirense

Partilha