Rock in Rio Lisboa esgota dia 23 de junho

O novo recinto do festival foi estreado com lotação esgotada nos dias 15 e 16 de junho, e a grande maioria do público saiu satisfeito com a experiência do festival como comprova o estudo pedido pela organização à Multidados sobre a avaliação do evento. De acordo com os resultados obtidos, é apontada uma percentagem de cerca de 70% de opiniões positivas sobre a mudança do Rock in Rio Lisboa para o Parque Tejo, num universo de 1200 participantes, com uma margem de erro de 3,99% e grau de confiança de 95%.

Comparando com a edição anterior houve uma mudança no pico de chegada do público ao recinto, antecipando das 18h para as 16h e um aumento de 50% das vendas operadores de alimentos e bebidas presentes no festival.

De acordo com os resultados do estudo realizado pela Multidados, numa amostra de 1200 inquiridos, a maioria dos problemas percepcionados pelo público revelou melhorias do primeiro para o segundo dia. Para que o grau de satisfação seja ainda melhor no segundo fim de semana, a organização tem estado na última semana a preparar operações para melhorar os principais temas apontados pelo público.

Para evitar o acumular de pessoas na hora de maior fluxo de saída do recinto, foi posta em prática uma operação Stop & Go, que consiste em gerir o avanço das pessoas na fila com paragens regulares, para que o escoamento seja feito mais lentamente e maior segurança do público e também evitando assim um aglomerado de milhares de pessoas no trânsito ao mesmo tempo.

Desta forma, conseguem salvaguardar-se questões prementes como a segurança – ao reduzir o risco de acidentes e permitir controlar o número de pessoas em áreas específicas -, a eficiência – por permitir que as pessoas possam movimentar-se com mais facilidade do que numa multidão sem controlo – e a satisfação do público – a operação Stop & Go é uma ferramenta essencial para a gestão eficiente e segura de eventos de grandes dimensões como o Rock in Rio, e uma medida fundamental para contribuir para uma experiência positiva para todos os participantes, por se tratar de um método de organizado e seguro.

No Parque Tejo foi implementado um aumento de 40% no número de WCs em relação à Bela Vista. Há 490 WCs (incluindo WCs acessíveis e não binárias) distribuídas por todo o recinto. Há que ter em conta que num evento desta dimensão é natural que se formem filas, também porque as pessoas tendem a escolher os WCs mais centrais, criando nesses WCs maior concentração de filas do que nas das extremidades do recinto, especialmente nos intervalos dos concertos. Para melhor fluxo e gestão de filas, haverá uma equipa 30 pessoas para operacionalizar esta gestão dentro dos WCs e mais 25 pessoas do lado de fora, com megafones, para orientar o público na direção das que estiverem com menos afluência.

De modo a garantir a melhor experiência para o público, há mais de 400 pessoas na equipa de limpeza.

Em relação à Bela Vista, há no Parque Tejo mais 17 pontos de alimentação e bebida: 39 de alimentação, 12 bares, 5 cafés e 1 gelado, perfazendo um total de 57 espaços. Tendo em conta que houve um aumento de 50% das vendas dos operadores de alimentos e bebidas presentes no festival, no próximo fim de semana haverá reforço de stock, de pessoal, e equipa de staff com megafones a orientar as pessoas para as zonas de alimentação com menos movimento.

A organização sugere que o público consulte a APP para ter conhecimento das diversas opções de espaços de restauração espalhados por cada uma das áreas da Cidade do Rock.

Para reduzir o pó no ar a organização instalou cerca de 15.000m2 de relva sintética e 18.000m2 de piso compactado removível nas frentes de palco e em zonas específicas do terreno. Para evitar o pó que se levanta das vias de circulação originais do parque a organização usa camiões cisterna a espalhar água reutilizada pelo solo antes da abertura de portas e nas vias e serviço ao longo de todo o dia.

Devido à tendência que se observou no comportamento do público que se concentrou na parte superior da clareira do Palco Mundo, a organização irá reforçar a comunicação nos écrans para convidar as pessoas a deslocar-se para outras áreas de boa visibilidade, e que não ficaram preenchidas no primeiro fim de semana. Uma dessas áreas como a lateral da clareira onde está localizado o stand da Hyundai.

A mudança para o Parque Tejo Lisboa também permitiu que a Cidade do Rock ficasse ainda mais acessível do que era o Parque da Bela Vista. O recinto do Parque Tejo está pensado de forma a receber com a maior comodidade possível todas as pessoas, sem exceção. A plataforma de mobilidade condicionada tem capacidade para cerca de 60 pessoas, dependendo do tamanho da cadeira de rodas.

No primeiro fim de semana, o Rock in Rio Lisboa teve a funcionar em pleno um espaço sensorial, shuttles adaptados, Língua Gestual Portuguesa (LGP) nos ecrãs do Palco Mundo, LGP no Palco Galp, espaços Sinta o Som em todos os palcos, áudio descrição, uma oficina de apoio e empréstimo de cadeiras e kit motorizados. Pelo recinto, estão colocadas plataformas em todos os palcos. Para colmatar a grande afluência à plataforma do Palco Mundo registada no primeiro fim de semana, no próximo fim de semana o espaço Sinta o Som será reformulado e serão reencaminhadas para lá pessoas que não estejam em cadeira de rodas e que consigam deslocar-se até esse espaço.

A partir de hoje está também disponível um canal de WhatsApp Oficial do Rock in Rio Lisboa. Através deste link, qualquer pessoa pode seguir o canal e receber informação em tempo real antes e durante o festival: https://whatsapp.com/channel/0029VadIXjVIN9ihD26ky529. As pessoas vão ser avisadas sobre informações como filas, espaços de alimentação com menos fila, WCs disponíveis com menos afluência, avisos de concertos quase a começar, entre outros.

Recorde-se que a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa vai decorrer ainda nos dias 22 e 23 de junho de 2024, na nova Cidade do Rock, no Parque Tejo Lisboa, onde os fãs vão ser transportados para uma experiência única e memorável cheia de animação, música e entretenimento de qualidade.

🖋 redação / press release

📸 Arlindo Homem

Partilha