OUT.FEST 2023 com novas confirmações e mais um dia…

Acaba de ser anunciado um novo lote de confirmações para a 19.ª edição do OUT.FEST, que acontece de 4 a 7 de Outubro, no Barreiro.

O festival de músicas aventureiras regressa após uma das melhores edições da sua história, com a missão redobrada de dar a descobrir e esbater fronteiras nos mundos do Som e celebrar a cidade da margem sul como ponto de encontro anual de melómanos e entusiastas de outras músicas.

De Helsínquia chega a luxemburguesa-finlandesa Cucina Povera e o seu ritualismo de técnicas e práticas austeras; de Brooklyn, Dawuna, autor de “Glass Lit Dream”, um dos grandes álbuns do último par de anos; da ilha de Java, na Indonésia, o duo trad-futurista Raja Kirik; de Berlim, a união de dois músicos com estatuto lendário – Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek, respetivamente lenda do free-jazz europeu e autor de um dos mais icónicos álbuns de diálogo entre o jazz e a electrónica (todos estes em estreia nacional).

Do Porto, via Haia, chega Rita Silva, jovem compositora portuguesa embrenhada a fundo no mundo da electrónica modular; por fim, estreia absoluta de ΔIII / XIII (“Treze”), novo projecto barreirense que une o noise-rock operário dos Estranhas Entranhas à electrónica tempestuosa de CAVERNANCIA.

No final de Abril, o OUT.FEST, que agora é parte da plataforma europeia para novas músicas SHAPE+, tinha já anunciado uma dezena de nomes, entre os quais diversas outras estreias em Portugal como Holy Tongue, LustSickPuppy, J. Zunz ou Voice Actor. A organização promete anunciar o cartaz completo antes do final de julho.

Partilha