Ópera ao ar livre com Gran Teatre del Liceu – Glam Magazine

Ópera ao ar livre com Gran Teatre del Liceu

A Fundação “la Caixa” traz este ano a Portugal a iniciativa “Liceu a la Fresca” e que pretende aproximar as pessoas à Ópera. No próximo sábado, dia 16, o anfiteatro da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e o Largo Amor de Perdição, no Porto, irão ser palco para a transmissão da ópera ‘Manon Lescaut’ de Puccini, interpretada pelo Gran Teatre del Liceu, um dos mais emblemáticos do mundo.

No sábado a ópera será também transmitida em mais de 300 municípios de Espanha. Esta é a quarta edição do “Liceu a la Fresca” e a primeira vez que ocorre em Portugal. A entrada é livre e a ópera será também transmitida com legendas pela RTP2. A transmissão é uma coprodução do Gran Teatro del Liceu e da produtora Jack Fébus e será realizada com seis câmaras, todas situadas na sala do Teatro.

 

A nova produção de ‘Manon Lescaut’ terá como maestro Emmanuel Villaume, que dirige um elenco de luxo encabeçado pela soprano Liudmyla Monastyrska, uma das vozes mais aclamadas internacionalmente e que se estreia no papel de Manon, e o tenor norte-americano e presença habitual no palco do Liceu, Gregory Kunde, encarnando Des Grieux. O elenco fica completo com outras figuras da lírica internacional como David Bižić, que se estreia no Liceu como Lescaut, ou Carlos Chausson como Geronte, entre outros, em conjunto com a Orquesta Sinfónica e o Coro do Gran Teatre del Liceu.

O “Liceu a la Fresca” é um projeto com uma forte componente de divulgação e desmistificação de conceitos associados à Ópera para permitir o acesso à grandiosidade da ópera, assistindo de uma forma única, próxima e informal a uma atuação no Liceu. Em Espanha a Fundação “la Caixa” foi responsável por expandir a iniciativa a várias cidades do território espanhol através dos ecrãs dos principais centros CaixaForum, situados em Madrid, Saragoça, Sevilha, Palma e Tarragona.

Partilha