Belém Cinema no CCB… West Side Story – Glam Magazine

Belém Cinema no CCB… West Side Story

Tony (Richard Beymer), líder do gangue dos Jets, apaixona-se por Maria (Natalie Wood), irmã de Bernardo, o líder do gangue rival – os Sharks. Entre músicas e coreografias inesquecíveis, floresce o amor de Tony e Maria, o ódio entre os dois gangues, o crime e a vontade de vingança, prenunciando um desfecho trágico para o casal.

 

West Side Story é, originalmente, um musical da Broadway, levado à cena em 1957, encenado por Jerome Robbins, com música de Leonard Bernstein e libreto de Arthur Laurens. A ideia original do musical foi inspirada na história de Romeu e Julieta de Shakespeare, transposta para o ambiente sociocultural da Nova Iorque dos anos 1950, onde a chegada e marginalização de grupos de imigrantes gerou um ambiente social muito tenso, que se consumava em violentas lutas entre gangues rivais.

Superando largamente o sucesso do musical da Broadway, West Side Story, o filme, foi um impressionante sucesso. Além de ter sido o filme mais visto de 1961 (só ficou atrás do filme de animação 101 Dálmatas), arrecadou 10 Óscares e é não só um dos filmes mais premiados de sempre, como o musical que mais prémios ganhou até hoje.

West Side Story é um filme emblemático e marcou a cultura mundial, estendendo a sua influência à moda, à música, à cultura visual e, claro, ao cinema, sendo uma grande influência para realizadores como Francis Ford Coppola, Michael Bay ou Lars von Trier.

 

Centro Cultural de Belém / Grande Auditório (Lisboa)

17 Junho 2018 | 16h00

Partilha