O Festival MUMA, na Horta, está de regresso após a interrupção provocada pela pandemia do Covid-19. Tendo lugar normalmente no mês de Maio, neste regresso a organização do MUMA decidiu espaçar a programação que estava prevista em 2020 para quatro momentos distintos: Setembro de 2021, e Janeiro, Março e Maio de 2022. O primeiro momento acontece no dia 4 de Setembro com concertos de B Fachada e Monday, numa parceria entre o MUMA e a Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRA).
Dadas as ainda muitas incertezas relativamente à realização de espectáculos e à presença de público, na Região Autónoma dos Açores, pretende-se assim criar as condições para que o público da ilha do Faial possa continuar a usufruir de programação de nova música feita em Portugal. Nesse sentido foi pensada uma programação com uma escala mais reduzida do que o formato normal e que arrancará ao ar livre e com entrada gratuita.
No dia 4 de Setembro o anfiteatro ao ar livre do edifício da ALRA recebe a apresentação dos novos trabalhos de B Fachada e Monday. Fachada não tem a proficuidade editorial de outros tempos mas lançou em 2020 “Rapazes e Raposas”, mais um soberbo conjunto de canções que o confirmam como uma figura ímpar na história da música popular portuguesa do séc XXI. Catarina Falcão, na sua reencarnação enquanto Monday, lançou em 2020 o EP “Room for All” onde troca as influências folk por uma estética despreocupada e sonhadora, mas onde nenhum detalhe é deixado ao acaso.
No Faial apresenta-se em formato mais intimista, acompanhada em palco pelo pelo guitarrista e produtor de “Room For All”, Miguel Nicolau (Memória de Peixe).