Porto/Post/Doc regressa em novembro e propõe uma discussão em torno das urgências sociais

Tem lugar entre os dias 20 a 30 de novembro a oitava edição do Porto/Post/Doc. O festival portuense mantém a estrutura competitiva e programática dos últimos anos, integrando obras nacionais e internacionais de produção recente, documentários musicais, programas especiais curados por realizadores próximos do seu universo e programas temáticos. Na urgência de olharmos o mundo que nos rodeia, mais de um ano volvido desde o aparecimento da pandemia, o tema central para a edição 2021 segue o repto Ideias para Adiar o Fim do Mundo.

 

Compilando curtas e longas metragens, o programa central traz para a mesa de debate questões climáticas, sociais, políticas e ideológicas. Este será também o tema orientador do Fórum do Real, que integrará três painéis dedicados aos temas: A Terra, com moderação da jornalista Raquel Ribeiro; A Comunidade, com moderação do jornalista Abel Coentrão; e A Liberdade, com moderação do jornalista Ricardo Alexandre.

 

Numa altura em que a nossa vida corre o risco de se tornar num pesadelo, importa, mais que nunca, defender o direito de todos a um futuro que inclua a ideia de felicidade. Inspirado no livro homónimo de Ailton Krenak, o programa Ideais para Adiar o Fim do Mundo inspira-se na vontade do activista e pensador indígena para encontrar um paradigma inclusivo e promover uma acção conjunta e informada de conhecimento e humanismo. Filme a filme, a secção temática faz uma viagem guiada por velhas e novas perspectivas sobre o nosso mundo, ideias alternativas ao consumismo, desejos de uma realidade onde se derretem as diferenças e que alargam as formas de pensar a existência humana. Começando na missão hercúlea de devolver dignidade a toda uma cultura ostracizada pelas multinacionais, fixada em White Cube, de Renzo Martens, e culminando no conhecimento produzido, hoje, pela ciência e tecnologia de Who We Were, de Marc Bauders.

 

Espaço ainda para repensar novas urbanidades e formatos de vivência comunitária, como os que vemos em Demain, de Cyril Dion e Melanie Laurent, e Nuestra voz de tierra, memoria y futuro, de Marta Rodríguez e Jorge Silva, assim como a relação, hoje tão questionada, entre o Homem e os restantes ser vivos, tão bem exposta em Antropocene: The Human Epoch, de Jennifer Baichwall. O programa completa-se ainda com um programa de curtas que integra três trabalhos de Rosa Barba (Aggregate States of Matters, Bending to Earth e Disseminate and Hold), assim como Birds In the Earth, de Marja Helander.

 

A oitava edição do Porto/Post/Doc abre com um cine-concerto de homenagem ao cinema português. Maria do Mar, de José Leitão de Barros, musicado ao vivo pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa com direção musical de Vasco Pearce de Azevedo, a partir de uma partitura original de Bernardo Sassetti. A cópia restaurada é apresentada em estreia no Porto no âmbito de uma parceria entre o festival, a Cinemateca Portuguesa, a Casa Bernardo Sassetti e o Teatro Municipal do Porto.

O Porto/Post/Doc realiza-se entre os dias 20 e 30 de novembro no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

 

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