Marcos Valle e Andreas Schaerer preenchem um fim-de-semana de jazz

O penúltimo fim-de-semana do 45.º Festival Internacional de Música de Espinho junta Marcos Valle à Orquestra de Jazz de Espinho e apresenta pela primeira vez em Portugal o último trabalho de Andreas Schaerer, um dos mais inventivos e multifacetados vocalistas da actualidade.

 

Esta sexta-feira, Andreas Schaerer dá um novo sentido à palavra criatividade e traz ao FIME, no palco do Auditório de Espinho | Academia, o seu mais recente projecto, A Novel of Anomaly, em estreia em Portugal. Um concerto que vai dar asas à improvisação, num encontro de instrumentos com um trio pouco convencional. Juntam-se o acordeão, a bateria e a voz de Andreas Schaerer que explora um vasto espectro de técnicas vocais. Além de o artista já ter sido premiado por diversas ocasiões, foi também considerado pelo The JazzBreakfast como “um verdadeiro cantor de jazz do século XIX (…), imensamente talentoso e criativo”.

 

No sábado, a jovem Orquestra de Jazz de Espinho vai ter a oportunidade de partilhar o palco com uma das grandes referências da música popular brasileira. Marcos Valle recria temas antigos com novos arranjos feitos à medida para este concerto.

Marcos revelou que “vai ser muito bom ver esses jovens tocando junto comigo” e relativamente ao concerto promete que “vai ter uma sonoridade interessante por ser uma orquestra, por ter arranjos diferentes e uma sonoridade nova que logicamente vai acontecer ali”. O Samba de Verão vai aquecer Espinho num espectáculo que terá como pano de fundo o mar, por se realizar na Praça da histórica Piscina Solário Atlântico.

Depois de na semana passada se ter estreado a rubrica Concertos Breves, há um novo recital de órgão na Igreja Matriz de Espinho ao meio-dia deste sábado. O organista António Esteireiro tocará um programa inspirado em mestres da música francesa para o instrumento, com peças escritas nos séculos XVII, XIX e XX.

Partilha