IKFEM apresenta a maior edição de sempre

A VII edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclasses acontece de 14 a 21 de Julho, na Eurocidade Valença-Tui, sob o tema “Music & Fashion“. Duas expressões artísticas complementares através das quais é possível mostrar a simbiose perfeita da identidade histórica. É isso que mesmo que veremos acontecer na Ponte Internacional que une Valença a Tui, dia 19, e pela primeira vez na história: um desfile de moda com Ágatha Ruiz de la Prada e Katty Xiomara. Acompanhadas por música ao vivo, as estilistas vão apresentar as suas colecções num cenário único com acesso livre, mas limitado à lotação.

 

Ao longo de 8 dias, a edição mais extensa de sempre, o IKFEM, que tem como fio condutor os instrumentos de teclados como o piano, fortepiano, órgão, concertina, cravo, acordeão, sanfona, keytar e piano electrónico, propõe 16 concertos, oficinas, masterclasses, sessões de cinema, mesas redondas e, como anunciado, um desfile de moda. Ocupando 14 espaços nas duas cidades, como a Catedral e o Passeio Fluvial de Tui, a Praça da República da Fortaleza de Valença de Tui ou a Ponte Internacional, o festival tem uma programação representativa do que de melhor se faz na Península Ibérica.

Com destaque para Pedro Moutinho, que se apresenta na Praça da República da Fortaleza de Valença, dia 20, acompanhado por André Dias (guitarra portuguesa), Tiago Silva (viola), Daniel Pinto (baixo) e Inês Laginha (piano); La Ritirata de Josetxu Obregón (violoncelo), Tamar Lalo (flauta) e Daniel Oyarzabal (órgão e cravo); OMIRI, o projecto one-man-show de Vasco Ribeiro Casais (vídeo, programações, cavaquinho, nyckelharpa, bouzouki costumizado, gaitas-de-fole portuguesa) onde reinventa a música tradicional portuguesa; O Fiadeiro, uma encenação que mistura danças e tradições galegas e portuguesas, música e interpretação, e onde os figurinos desempenham um papel fundamental; Paula Ríos, que vai homenagear a compositora Clara Wieck-Schumann, mulher do compositor Robert Schumann e referência do romancismo alemão, numa altura em que se assinalam 200 anos do seu nascimento; Gabriel Alonso e Margarita Viso, um recital de canto para ver na Igreja de Santo Estevão em Valença; e a Orquesta IKFEM, composta por músicos portugueses e espanhóis que serão dirigidos pelo maestro Maurizio Moretti, num concerto que terá como solistas Stephan Möller e Marta Menezes ao piano.

 

Durante três dias, de 14 a 16, Vila Nova de Cerveira e Tomiño juntam-se à Eurocidade Valença-Tui para receber os “Concertos no Río Minho“. Em parceria com a AECT – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho, o IKFEM estende-se no território e propõe Mineus Dúo, com o pianista Miguel Campinho e o tenor Jorge Prego; o folk de Davide Salvado; o concerto “a seis mãos”  Abe Rábade, Víctor Prieto e Susana Seivane; e para o público infanto-juvenil e famílias, Mini-Mozart, uma produção da Casa da Música.

 

Mas há mais. Pela primeira vez no IKFEM há cinema com uma exibição da história de Enrique Granados. O documentário “El amor y la muerte” é exibido domingo, dia 21, no Teatro de Tui. Mas também mesas redondas sobre moda e cultura,  uma conferência a cargo do compositor galego Juan Durán; uma oficina sobre instrumentos mecânicos; e, não menos importante, as masterclasses, um dos pontos altos do festival. Gratuitas para jovens galegos e portugueses entre os 16 e os 30 anos, estas aulas de piano clássico, piano jazz, acordeão, sanfona, canto lírico e moderno, órgão e cravo estão disponíveis através de inscrição online. Um espaço onde o músico, além de se enriquecer individualmente como intérprete, amplia sua visão global da música aprendendo com estilos musicais e instrumentos intrinsecamente relacionados com o seu. Recorde-se que em seis anos de IKFEM já participaram nas masterclasses mais de 150 alunos de nove nacionalidades.

Partilha