Karlon… “Passaporti” para o Rock in Rio

Este ano, a EDP Rock Street apresenta “Africa no Mundo e o Mundo em África“, e ao segundo dia do festival, dia 24 de Junho, Karlon abre o palco com as batidas do seu Hip Hop Crioulo de cabo Verde. Karlon, é um MC descendente de cabo-verdianos, nascido em Lisboa. Formado no curso Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô), este músico e compositor é um dos pioneiros do Hip Hop Crioulo em Portugal.
Karlon, que em 1994 fundou Nigga Poison (duo formado com Praga); em 2001 lançaram o LP “Podia ser mi”, mas foi em 2006 que conquistaram o seu espaço no panorama do rap nacional com o lançamento do álbum “Resistentes”, tendo sido nomeado para os Globos de Ouro como “Revelação do ano”
Depois do lançamento do álbum “Simplicidadi”, em 2011 o grupo decidiu explorar a sua carreira a solo.
Com a sua editora independente Kreduson Produson, Karlon , em 2012 edita o seu primeiro trabalho a solo “Nha Momentu“. Em 2013 lança a mixtape “Paranoia“; 2015 o albúm “Meskalina” e finalmente “Passaporti” em 2016.
Em 2017 Karlon estreou-se no cinema ao protagonizar o filme “Altas Cidades de Ossadas” cujo argumento foi escrito pelo próprio em colaboração com o realizador João Salaviza: História de um rapper paranóico e farto da vida na cidade.
Filme apresentado no Festival de Berlim, no mês de Fevereiro.

 

É também em 2018, que Karlon edita “Passaporti” em vinil com o selo da Rastilho Records. Viajando na “morna” com “Foi a Sodade” inspirado no tema da Cesaria Évora e Bonga, até ao funaná “Nha Cultura”, inspirado no tema de “Pó di Terra” de Zé Cirilo.

Passaporti” álbum que o leva às raízes, juntando os sons tradicionais cabo-verdianos que ouvia em casa (morna, coladera, funaná) e os beats do rap com que se desenvolveu desde os 12 anos, nas ruas da Pedreira dos Húngaros, em Lisboa

 

 

Partilha