O último espectáculo de Marco Oliveira encheu a Sala Bernardo Sassetti do São Luiz Teatro Municipal no passado dia 13 de Março. Concerto íntimo e delicado, A Alma Encantadora das Ruas homenageou o fado enquanto memória e poesia das ruas. Em palco estiveram os convidados especiais Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Carlos Barretto no contrabaixo, Diogo Duque nos sopros e Ana Sofia Paiva na narração e direcção artística.
Para além da revisitação dos dois álbuns “Retrato” e “Amor é água que corre”, o músico revelou ainda alguns temas inéditos que serão gravados no seu próximo disco, com edição prevista para este ano.
“A Alma Encantadora das Ruas”, título do livro com o mesmo nome de João do Rio (1881-1921), é o mote deste espectáculo dedicado a Lisboa e a todas as cidades das nossas vidas. Paris (Festival de l’Imaginaire), Riga (Riga Jazz Stage), Gdansk (Siesta Festival) ou Londres (Songlines Fado Series) são algumas memórias mais recentes das actuações internacionais de Marco Oliveira.
A Cidade da Praia (Cabo Verde) é o próximo destino. Marco Oliveira é um dos artistas internacionais do AME – Atlantic Music Expo, com concerto marcado para dia 17 de Abril no Palácio da Cultura.
Com Ricardo Parreira na guitarra portuguesa e Joaquim Teles (Quiné) na percussão tradicional, Marco Oliveira promete levar uma vibrante representação da expressão cultural portuguesa a terras de morabeza.
photo: Tiago Fezas Vital