Uma das grandes referências mundiais do neo-soul da atualidade e mais conhecidos por todos nós em formato de banda, os Jungle dispensam grandes apresentações. Depois de lançarem o seu disco de estreia em 2014, que foi nomeado para prestigiado Mercury Music Prize, o seu percurso tem sido pautado por discos de primeira água e atuações verdadeiramente contagiantes.
Nos últimos dois anos, os londrinos Tom McFarland e Josh Lloyd-Watson, o duo criativo de compositores e líderes da banda, tem também criado uma exemplar reputação como DJ’s e curadores, tendo partilhado palcos e remixado nomes como Leon Vynehall, Ben UFO, Hot Chip e Giles Peterson.
Após algumas atuações memoráveis em Portugal, como aconteceu no Paredes de Coura, e numa oportunidade rara de os ver em Portugal, atuam pela primeira vez em Viana do Castelo em formato DJ Set, no FeelViana Sport Hotel, dia 15 de setembro, domingo, no último evento da edição 2019 de “Sunsets by the Pool”.
Nesse mesmo dia, a abertura do evento fica a encargo de Rui Maia, músico, produtor e DJ português mais conhecido pelo projecto de electrónica-disco Mirror People e por integrar a banda portuense X-Wife, onde toca sintetizadores e guitarra. Além de também editar discos em nome próprio, desde 2004 que mantém uma agenda regular como DJ com actuações um pouco por todo o lado. Considerando-se eclético, na cabine foca-se mais nos sons electrónicos da new wave, disco e techno.
Os “Sunsets by the Pool”, dinamizados pela marca FeelViana, contaram com a primeira edição em 2018 e trouxeram à cidade de Viana nomes como Da Chick, Sean Riley, Moullinex, Xinobi, Kiasmos e Tiago Nacarato. Este ano, será a estreia de Jungle.
photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine