“Joly Braga Santos – Complete Chamber Music, Volume One”

Depois da recolha da Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos por ocasião do 30º aniversário da morte do compositor, a Musicamera Produções apresenta em disco o primeiro volume do repertório de Música de Câmara instrumental do grande sinfonista português e uma das figuras mais importantes da cultura portuguesa do séc. XX.

 

Este é um documento essencial para continuar a descobrir a extensa e incontornável obra do autor que o musicólgo João de Freitas Branco definiu como “o inverso do artista que se dirige apenas a minorias privilegiadas. Ele queria que muitas pessoas viessem a usufruir da sua arte“. Joly Braga Santos, eleito pela UNESCO como um dos dez melhores compositores da música contemporânea do séc. XX, construiu um legado imenso a partir da inspiração que buscou na tradição portuguesa – já que o contexto de guerra mundial o impediu de um contacto mais próximo com a cultura musical europeia.

 

Com edição da Toccata Classics, “Joly Braga Santos – Complete Chamber Music, Volume One” tem a interpretação do Quarteto Lopes-Graça, acompanhado de Leonor Braga Santos e Irene Lima. Este é o primeiro dos registos em CD do projecto da Musicamera Produções que teve estreia em 2017, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os quatro concertos que compõem a “Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos” seguiram depois para uma digressão que se estendeu por todo o país. Neste primeiro volume, de um total de três, pode encontrar-se o Quarteto de Cordas No. 1 em D menor, Op. 4, o Quarteto de Cordas No. 2, Op. 27 e o Sexteto de Cordas, Op. 65.

Partilha