Jafumega, Jorge Palma e Kalú+Fred & Friends nas noites de primavera…

As noites do “Dar Letra à Música” têm cartaz completo para os meses de abril, maio e junho. São três noites de primavera e entretenimento puro, onde a conversa e as canções vão percorrer as carreiras e muitas outras histórias dos Jafumega, de Jorge Palma e do projeto Kalú (Xutos & Pontapés) e Fred (Orelha Negra), com convidados muito especiais.

 

Os portuenses Jafumega sobem ao palco do Museu FC Porto na noite de 19 de abril, com a voz de Luís Portugal e a participação de Mário Barreiros e José Nogueira. A história da banda começou em 1978, dois anos antes de “Estamos Aí” (LP, 1980), o álbum de estreia, cantado em inglês. Depois, veio o sucesso: o tema ‘Ribeira’, lado B de “Dá-me Lume” (single, 1981), foi a ponte para o português e a passagem para a outra margem. O segundo disco, “Jafu’mega” (LP, 1982), deu um valente “Nó Cego” aos desconfiados e incluiu “Latin’América” e “Kasbah”. Com “Recados” (LP, 1983), a banda mostrou ao mundo “La Dolce Vita” e muito mais.

 

Em maio, no dia 17, Jorge Palma abre o livro da vida e das canções no ambiente intimista do “Dar Letra à Música”. A estreia do compositor, poeta e cantor no palco do Museu faz regressar ao universo azul e branco um grande protagonista da música e do espectáculo nacionais. Em 2014, na gala dos Dragões de Ouro, interpretou “Frágil”, “Bairro do amor” e “Dá-me lume”, recebendo uma justíssima ovação. Autor de discos de ouro e platina, premiado com importantes galardões, membro e colaborador em vários projetos coletivos, Palma vive com a música desde criança e tem lugar na história com muitos outros temas intemporais, como “Deixa-me rir” ou “Encosta-te a mim”.

 

Por último, a noite de 13 de junho vai coincidir com um alinhamento de astros azuis e brancos no auditório do Museu. Kalú (Xutos & Pontapés) e Fred (Orelha Negra), ou melhor, pai e filho, ambos portistas e bateristas, trazem-nos os genes originais e rebeldes do rock português e a versatilidade que descobrimos nas novas gerações da música nacional. São dois mundos com muitas semelhanças e umas quantas diferenças, para visitar e explorar à boleia de canções, conversa e uma grande dose de humor. E o melhor é que nos podem reservar mais algumas surpresas, fazendo-se acompanhar de “amigos” também genéticos…

 

Com a habitual dupla de apresentadores e provocadores, “Dar Letra à Música” é uma organização do Museu FC Porto em parceria com a Associação Sótão Paralelo (“Conta-me Histórias”).

 

19 de abril – Jafumega

17 de maio – Jorge Palma

13 de junho –  Kalú + Fred & Friends

Partilha