Italianos tellKujira acabam de lançar o seu álbum homónimo

O quarteto italiano tellKujira acaba de lançar o seu álbum homónimo via Superpang Records. O disco foi gravado em dezembro de 2021 com a ajuda da Comissão de Música de Emilia Romagna e da Area Sismica.

É o resultado de uma obra desenvolvida a oito mãos após uma série de residências artísticas, apesar dos desafios associados ao tempo de pandemia.


 

tellKujira são formados por Ambra Chiara Michelangeli (Viola/fx), Francesco Diodati (Guitarra/fx), Francesco Guerri (Violoncelo) e Stefano Calderano (Guitarra/fx). A banda surge no outono de 2020 como um quarteto de câmara “imperfeito”, com duas guitarras eléctricas em vez de violinos: a música move-se entre o contemporâneo, a eletrónica, o art rock e o free jazz, e baseia-se em sessões de improvisação.

Esta abordagem estabelece um caminho musical fluido, aberto à contaminação e que se move em direção a paisagens sonoras abstratas, ambiente, polirritmia e timbres industriais. Uma combinação diversificada que não tem medo de desmontar qualquer linguagem.

Embora a banda tivesse um carácter distinto desde o início, a sua música evoluiu rapidamente. Durante as sessões de gravação, os temas explorados foram a desconstrução e a fragmentação sonora, enquanto as atuações ao vivo evoluíram gradualmente para momentos de absorção total, servindo cada vez mais como um local de recomposição deliberada.

Este esforço acabou por conduzir os tellKujira a um Fragmentarium, uma ferramenta para reunir e reorganizar peças com base num código de instruções que gera uma paleta ilimitada de possibilidades. Esta estratégia permite-lhes uma grande liberdade, mantendo o rigor da composição.

Partilha