Fitacola lançam vídeo para o single “Fio da Navalha” – Glam Magazine

Fitacola lançam vídeo para o single “Fio da Navalha”

O nome escolhido para o novo trabalho dos Fitacola marca um novo espaço temporal na carreira da banda. Este novo espaço chama-se “Contratempo” e marca um percurso de 15 anos de carreira com altos, baixos, derrotas e vitórias, mas sobretudo a
aprendizagem recebida ao longo de todos estes obstáculos e conquistas, a banda lançou recentemente o vídeo para o tema “Fio da Navalha“, o primeiro single a ser extraído da nova proposta discográfica do colectivo de Coimbra, cuja edição está marcada para o mês de Outubro de 2018.

O artwork desenvolvido transmite essa maturidade e reflexão. É uma paragem no tempo onde, de fora, observamos todo um caminho percorrido que os trouxe até aqui.

Pouco tempo depois do primeiro ensaio, em 2005, é editado o primeiro EP, “Rebobina e Pensa!”, com letras escritas em português cantando temas relacionados com o inconformismo humano. Em 2008, a banda edita o seu primeiro álbum de longa duração, “Mundo Ideal”, com mensagens de positivismo que possam fazer a diferença em situações menos fáceis do dia a dia dos jovens.

No início de 2010 editam um novo EP, “Outros Dias”, através da Optimus Discos produzido e gravado uma vez mais no Generator Studio sob a alçada de Miguel Marques, tendo sido ainda masterizado no West West Side Studios, em Nova Iorque, por Alan Douches. Este trabalho conta com uma versão da música Cai Neve em Nova York, original de José Cid. A gravação em estúdio desta música conta ainda com a participação da voz de Kalú, dos Xutos & Pontapés.
O tema “Outros Dias” também teve direito a uma participação internacional, mais concretamente o vocalista da banda Brasileira CPM22, Badauí. Ainda em 2010, o videoclipe Outros Dias é lançado, contando com a presença do próprio Badauí, entrando no top da MTV Hit List durante algumas semanas.
Em Julho de 2010, abriram o palco do Coliseu dos Recreios para os norte-americanos Rise Against, tendo sido escolhidos pela própria banda de Tim McIlrath.

No final de 2010 editam um novo álbum, “Caminhos Secretos” e partem em digressãode promoção do disco pelo país, começando no Porto, passando por Lisboa e Coimbra. Entre os concertos dados em 2011, destaca-se um regresso ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e ao Hardclub, no Porto, para fazer parte da Tour Europeia de Sum 41. Voltariam a fazer o mesmo com os californianos Mad Caddies em Coimbra e Lisboa e ainda com os norte-americanos Anti-Flag novamente em Lisboa, na sala TMN Ao Vivo.
Durante o periodo de 2014/2015, para comemorar os dez anos de existência, propõem-se a gravar um conjunto de três EPS (Escolhas, Vontades e Razões).

A banda é actualmente composta por Diogo, Xico, Cábál e Gamboias.

Partilha