Festival de Música de Setúbal anuncia o programa completo da 10ª edição

O Festival de Música de Setúbal, que celebra este ano o seu 10º Aniversário, vai realizar-se entre os dias 20 e 22 de Novembro em alguns dos magníficos e históricos edifícios e espaços públicos da cidade de Setúbal.

 

Mais do que um Festival, este é um evento único, pioneiro e verdadeiramente inclusivo por conciliar uma programação composta por artistas de renome, nacional e internacional, com um conjunto de espectáculos que nasceram da participação e do empenho da comunidade setubalense, em particular de crianças e jovens das escolas de música de ensino regular e especial, promovendo a escuta e a partilha de experiências.

 

Nesta 10ª edição do evento, o programa teve de ser reduzido e adaptado pela necessidade de respeitar os planos de contingência implementados para combate da pandemia. Num ano particularmente crítico e vulnerável para a Cultura, os alunos das escolas de música da região de Setúbal encontraram novos formatos de co-criação e de partilha e reinventaram-se ao criar música, de forma presencial ou virtual, que irão certamente proporcionar alguns dos momentos mais memoráveis do Festival.

 

O programa deste ano é dedicado ao tema “Listening” e inspirado na comemoração dos 250 anos do nascimento de Beethoven, o compositor alemão, símbolo do génio criativo da humanidade que perdeu a audição, mas nunca a capacidade de escutar.

 

De 20 a 22 de Novembro, a cidade sadina volta a ser palco de concertos, performances, criações artísticas e masterclasses, oferecendo um programa eclético que inclui algumas das mais belas obras do repertório clássico, passando também por ritmos mais eletrónicos e de fusão com outras sonoridades de lugares mais longínquos. A combinação de géneros musicais e a integração em espetáculos para jovens locais sempre foi o objetivo e a finalidade central do Festival.

Partilha