Esta sexta feira, 14 de maio, marca o regresso de FAUX, rapper de Vila Nova de Gaia, com o lançamento de “PARIS”, com produção instrumental assinada por Cheketz e mistura e masterização por Rui “Pack” Oliveira em GoBig Studios, faixa que vem finalizar o EP “Ma Devise”, que ficará totalmente disponível nas plataformas digitais.
FAUX, falso em francês, é a ironização de um artista que não receia em vincar a sua independência criativa. O nome surge no momento em que Nuno Guimarães, então conhecido por Dero, opta por se demarcar da sonoridade tradicional do rap, sendo um explorador precoce da sofisticação rítmica e da estética renovada do trap, que mais tarde emergiu para dominar o panorama musical mundial.
Meia década depois, o nome continua a encaixar na perfeição. Com uma sólida inspiração no rap francês, FAUX vai beber a sonoridades tão distintas e vibrantes como afrotrap, eurotrap ou club music, à semelhança de JUL, SCH, MHD, Ninho ou Morad. O produto final é uma identidade diferenciada do padrão nacional, recorrendo a uma estética disruptiva e à frente da tendência, que alia instrumentais enérgicos e dançáveis, com flows melódicos que ficam no ouvido, a uma lírica cuidada, com sentidos que se descobrem a cada audição.