Estreia da Semana… “The Forgiven – Redenção” – Glam Magazine

Estreia da Semana… “The Forgiven – Redenção”

A Estreia da Semana é uma rubrica da Glam Magazine da autoria de Fernando Rodrigues em parceria com o Programa “Grande Plano” da Rádio AVFM (98.6), no ar às quintas feiras, pelas 20H00 e repetição aos Sábados às 18h.
O destaque da semana 17 e com estreia dia 25 de Abril é o filme The Forgiven – Redenção. Com Eric Bana (“Munique”, 2005) e o vencedor de um Óscar Forest Witaker (“O Último Rei da Escócia”, 2006) nos principais papéis, “The Forgiven: Redenção” é um filme realizado por Roland Joffé, nomeado para dois Óscares pelos clássicos “Terra Sangrenta” (1984) e “A Missão” (1986).

Sinopse

Após o fim do “apartheid” – o regime de segregação racial vigente em África do Sul entre 1948 a 1994, durante os sucessivos governos do Partido Nacional – o arcebispo sul-africano Desmond Mpilo Tutu, prémio Nobel da Paz em 1984, é chamado a efectivar a Comissão de Verdade e Reconciliação. Sob o seu comando, a comissão responsabilizou-se por examinar crimes contra pessoas de raça negra cometidos entre 21 de Março de 1960, data do massacre de Sharpeville, e 10 de Maio de 1994, dia do início do mandato de Nelson Mandela na Presidência da República. A ideia era concretizar uma justiça baseada na necessidade de ouvir, compensar e dignificar as vítimas mas, simultaneamente, ouvir e compreender quem cometeu os crimes. É neste contexto que o arcebispo visita Piet Blomfeld, um recluso numa prisão de alta segurança que é acusado de ter assassinado uma jovem adolescente negra (cujo corpo nunca foi encontrado), para avaliar um eventual indulto. Apesar das boas intenções de Desmond, o criminoso não revela remorsos nem qualquer intenção em colaborar. Na verdade, o que acaba por fazer é insultá-lo de tal modo que faz nascer dentro dele um sentimento de dúvida e inquietação. Mas quando um companheiro de cela atenta contra a sua vida, Blomfeld decide confessar. No entanto, dentro da cadeia há quem tenha muito a perder com a sua confissão…

 

The forgiven

Duração: 155 m

Género: Drama-Thriller

Classificação: M12

País: GB

Ano: 2018

Realização: Roland Joffé

Intérpretes: Forest Whitaker, Eric Bana, Jeff Gum, Morné Visser, Vince Vaughn

Partilha