Alviceleste: exposição da brasileira Márcia X – Glam Magazine

Alviceleste: exposição da brasileira Márcia X

Alviceleste: exposição da brasileira Márcia X. inaugura novo ciclo de exposições no Maus Hábitos “Emergência para emprestar a voz”

Emergência é o novo mote do projeto de programação para o biénio 2018/19 da Saco Azul Associação Cultural que aposta em discursos curatoriais em cuja fundamentação está presente a necessidade de existência contínua de diálogo, de cogitação acerca daquilo que pode ser considerado o comum e poderá contribuir para a sua construção. A palavra emergência, em sua multiplicidade de sentidos – desde aquilo que urge, que brota e exige uma resposta imediata até aquilo que desponta e marca o surgimento de algo singular no mundo – remete inevitavelmente aos acontecimentos contemporâneos que se manifestam nas suas mais variadas esferas e dimensões públicas – política, económica, social, cultural, ecológica.

A primeira exposição do ano, Alviceleste, a lançar este novo ciclo apresenta à comunidade portuguesa o trabalho da artista brasileira Márcia X. (1959-2005), com curadoria de Claudia Saldanha e Ricardo Ventura. O espaço não só propõe a reativação da obra performática da artista como possibilita acesso pleno a um trabalho cuja temática tem sido ultimamente fonte de muita polémica e até proibição em terras brasileiras, que para além de abalar a liberdade de expressão artística e a colocar em risco estado democrático brasileiro, pode confinar obras a arquivos fechados sem chance de circulação.

A inauguração da exposição está marcada para o dia 15 de Fevereiro, quinta-feira, às 21h30 no Maus Hábitos, e fica aberta ao público até o dia 18.03. A entrada é livre.
Haverá lançamento de catálogo e serigrafia. Em data posterior haverá uma conversa aberta com os curadores e público

Partilha