Adriana Calcanhotto lança “Margem”… o novo disco

Adriana Calcanhotto regressa às edições discográficas com a edição física e digital do novo disco de originais “Margem”, cujos concertos de apresentação em Portugal estão agendados para 16 de Novembro no Tivoli BBVA, em Lisboa, e 19 de Novembro na Casa da Música, no Porto.

 

Margem” é o disco que encerra a trilogia dedicada ao mar, que a compositora iniciou com “Maritmo” (1998) e à qual deu continuidade com “Maré” (2008). Do muito esperado regresso de Adriana Calcanhotto aos discos de estúdio – não acontecia desde “Maré” – já se conheciam os temas “Margem”, “Ogunté” e “Lá Lá Lá”.

 

“Em 2018 fiz shows em Portugal e no Brasil com um espetáculo criado a partir da minha estadia como docente na Universidade de Coimbra. A Mulher do Pau Brasil  foi um repertório de canções ligadas às ideias da Poesia Pau Brasil, de Oswald de Andrade e de sua turma de enormes artistas e colaboradores, movimento que sempre me influenciou de forma muito profunda, desde a adolescência.

Durante a residência coimbrã assim como muito antes, em Porto Alegre, no ano de 1998, quando estreei um primeiro show chamado A Mulher do Pau Brasil, com o mesmo tipo de inspiração, a ideia foi lidar com a identidade artística e cultural do Brasil a partir dos modernistas. De seus ecos e efeitos no tropicalismo e depois, e na importância para o fim das discussões entre alta e baixa cultura. Era pra ser uma apresentação única em Coimbra, como despedida do semestre de 2017, mas  o show acabou por fazer uma tour portuguesa e outra pelo Brasil. Viajei de abril de 2018 a fevereiro de 2019 com meu repertório antropófago e esse foi um espetáculo que adorei fazer.” Adriana Calcanhotto

 

Partilha