A competência sonora dos Wilco a fechar o Vodafone Paredes de Coura

Com os Uncle Tupelo, Jeff Tweedy ajudou a inventar uma vertente sonora denominada “Americana”, apelidada por muitos como alt-country. O grupo que formou depois, os Wilco, lutam à mais de 30 anos para fugir dessa injusta etiqueta, combinando a escrita de canções com uma experimentação sonora mais inquieta e refinada.

Apesar das etiquetas, os Wilco tornaram-se ao longo de mais de três décadas numa espécie de banda de culto, sem singles de sucesso e/ou vendas massivas de discos. Mas o grupo conquistou um público devoto, através de álbuns que brilham com a simplicidade alt-Americana, até explorações mais etéreas em tons emocionais e sonoros. Apesar de fugirem das etiquetas, o country desponta em alguns momentos mais exigentes das suas canções.

 

Em digressão por Espanha, os Wilco desviaram-se da sua rota para apresentar no Vodafone Paredes de Coura 90 minutos de música simplesmente para encantar seus fãs mais radicais, prova disso foi o tema mais recente da banda liderada por Jeff Tweedy, “Evicted” ter ficado de fora da set list.

E por favar em st list, os Wilco são dos poucos artistas que variam em todos os concertos, sendo sempre difícil de antever o que vão apresentar ao vivo.

Em Paredes de Coura abriram com a energia contagiante de “Spiders (Kidsmoke)” ao longo de quase 10 minutos, para se desviarem pelo malfadado alt-country com “Cruel Country”, mas sem esquecer as canções competentes que definem a sua carreira.

🖋 Sandra Pinho

📸 Paulo Homem de Melo

Partilha