100 anos depois… a reinvenção de Marconi

Um século depois, os sobrinhos do inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios recordam as suas ideias num EP que é uma verdadeira homenagem dançável a Guglielmo Marconi.

O trabalho homónimo é lançado hoje, 11 de Maio.

Marconi’s Chin são Carlos Noronha, guitarra e voz, e Luís Barbosa, nas teclas e sintetizadores. O EP homónimo de estreia foi gravado nos estúdios Village Underground, em Lisboa, e masterizado por Nicolas Luis Secretin.

A homenagem ao inventor da comunicação wireless começa logo pela capa do EP. Nas palavras dos sobrinhos, “esta é uma fotografia mal revelada de Marconi, que foi encontrada no cruzeiro onde teve as primeiras ideias de comunicar sem fios, da mesma forma que a nossa experiência internacional, nos levou a investir na música”.

O EP preenche o espaço de 100 anos entre a vivência de Marconi e a criação da banda, numa viagem que resultou em 5 temas. Com “Brother At Your Side”, em 1918, dá-se o início desta jornada. O físico italiano embarcou no cruzeiro Golden Ace, onde conheceu a musa inspiradora LUE. Desembarcaram em Nowhere Bay onde partiram à descoberta de Camera One. Em 2018, Luís Barbosa e Carlos Noronha, primos em 5ª grau do ícone da física, recebem como herança o diário desta viagem. Este EP é a primeira demonstração das experiências musicais feitas pelos jovens, encarregues de continuar o legado do seu familiar Marconi.

Com um registo misto entre o pop-rock e a eletrónica, Marconi’s Chin criam ondas sonoras que se propagam numa vibração intensa, carregada de energia. “O EP é resultado de uma mistura de vários géneros, tendo sempre como base as batidas eletrónicas e a procura de um som novo.”

A apresentação do EP de estreia acontece no evento “1ª Base 2018”, na Avenida Vasco da Gama em Cascais, que vai reunir 64 jovens artistas num único espaço, com muitos concertos, conversas e comédia à mistura. Depois de várias experiências musicais na adolescência, Carlos e Luís foram viver para Barcelona e Paris, respetivamente. Amigos de infância, ambos acompanharam o seu crescimento como músicos. Quando regressam a Portugal em 2017 juntam-se para criar os Marconi’s Chin. Em 2018 reconstroem a história de Marconi, seu familiar, com um EP que se revela uma verdadeira homenagem. O EP vai estar disponível nas plataformas digitais habituais e em formato físico.

Partilha