A 3 de julho de 1973, no Hammersmith Odeon em Londres, David Bowie despediu-se de Ziggy Stardust, o seu alter-ego mais famoso, perante 5.000 fãs em choque. O filme completo desse concerto com a imagem restaurada e o áudio remasterizado, vai ser estreado por ocasião do 50.º aniversário do concerto. O célebre realizador D.A. Pennebaker (Monterey Pop, Bob Dylan – Don’t Look Back, Depeche Mode – 101) capturou o evento filmando Bowie e os The Spiders From Mars nos bastidores e no palco. A restauração digital da nova versão do filme foi supervisionada pelo seu filho, Frazer Pennebaker.
O filme, apesar de realizado há 50 anos, não foi muito visto durante mais de uma década. No entanto, o filme e a sua banda sonora, foram agora remasterizados reintegrando no alinhamento o medley “The Jean Genie/Love Me Do” e o inédito “Round And Round”, contando ambas com a participação do lendário Jeff Beck. As duas faixas foram misturadas por Tony Visconti, colaborador de longa data de Bowie.
O concerto incluiu o célebre discurso de Bowie antes do último encore, “Rock ‘n’ Roll Suicide”, no qual ele revelou que ia abandonar a personagem de Ziggy Stardust. A notícia foi uma surpresa para toda a gente – incluindo os membros da banda – e foi a primeira proclamação deste tipo na história do rock and roll.
Ziggy Stardust vai finalmente ter uma exposição global com uma versão digitalmente restaurada de Ziggy Stardust And The Spiders From Mars: The Motion Picture, que será exibida em mais de 1000 cinemas de todo o mundo no dia 3 de julho de 2023, exactamente o dia em que se comemora 50 anos da realização do concerto no Hammersmith Odeon, em Londres.
Em Portugal a estreia do filme digitalmente restaurado e com o áudio remasterizado acontece no dia 3 de julho nos cinemas UCI Arrábida 20 e UCI El Corte Inglés