Zeca Afonso homenageado em concertos “De Ouvido e Coração”

Celebrar Abril é sinónimo de celebrar o seu mais icónico cantor: José Afonso (1929-1987), ou Zeca Afonso, como é carinhosamente apelidado.

As comemorações da Revolução são assim o pretexto perfeito para retomar os concertos de homenagem a José Afonso “De Ouvido e Coração”, produzidos pela Musicamera.

 

Nos dias 23, 25 e 29 de Abril, em Almada, Serpa e Santarém respectivamente, Amílcar Vasques Dias e Luís Pacheco Cunha reinterpretam temas do célebre cantor da resistência numa perspectiva erudita, acompanhados pela soprano lírica Natasa Sibalic, o tenor Carlos Guilherme e a cantora Esther Merino.

 

Desde 2011 que o autor de “Grândola, Vila Morena” tem sido homenageado nesta série de concertos “De Ouvido e Coração”. Após um interregno de cinco anos, a Musicamera apresenta três novos concertos dedicados ao artista português no Convento dos Capuchos (Almada), na Musibéria (Serpa) e no Centro Cultural e Regional (Santarém), recriando os grandes temas do cantor de Abril.

 

O programa inclui doze canções originais interpretadas em formato erudito e demonstra não só a genialidade de Zeca Afonso como a transversalidade dos seus temas, que, segundo Luís Pacheco Cunha, director da Musicamera, recebem “novas virtualidades e roupagens” dadas pelos músicos clássicos.

 

Amílcar Vasques Dias, um dos criadores do programa “De Ouvido e Coração”, conheceu e acompanha, desde 1975, o trabalho de Zeca Afonso, tendo, desde esse mesmo ano, começado a editar as partituras originais do cantor e compositor para diversas orquestras. A primeira experiência de reinterpretação dos temas começou em Amesterdão, com a orquestra de sopros, piano e contrabaixo De Volharding que, quase cinquenta anos depois, continua a tocar algumas das canções de José Afonso.

O primeiro concerto “De Ouvido e Coração” desta nova série acontece já no dia 23 de abril, às 16h, no Convento dos Capuchos, em Almada, e a entrada é gratuita, por ordem de chegada, até à lotação da sala.

Segue-se concerto no Auditório da Musibéria, em Serpa, no dia 25 de Abril às 18h30. A entrada é livre mediante reserva feita através do email musiberia.serpa@gmail.com

Dia 29, o concerto acontece no Centro de Cultura de Santarém – Fórum Actor Mário Viegas, às 21h30.

 

“De Ouvido e Coração” segue depois para o estúdio da Musibéria, em Serpa. Até ao final de 2022, está prevista a edição em CD das gravações destas novas roupagens para o repertório de Zeca Afonso.

Partilha