Xinobi faz parte de uma geração de artistas de música eletrónica que cresceu no seio da erupção dos blogs de música, alimentada pela ética do do it yourself que a escola punk rock lhe trouxe. Juntamente com os seus amigos Moullinex e Mr. Mitsuhirato, criou a influente Discotexas, editora e coletivo de artistas em constante transformação.
Com edições na sua Discotexas mas também nas Anjunadeep, Frau Blau, Radiant., Monaberry, TAU e MoBlack, construiu um universo singular, diverso e imaginativo que lhe permite circular facilmente entre o House e o Techno mais ortodoxos mas, também, escapar-se ao expectável por exemplo através da música clássica, como quando editou um rework da “Canon in D” de Pachelbel na Deutsche Grammophon ou o Fado como no tema “Fado Para Esta Noite” com a fadista Gisela João. Os remixes que fez para artistas como Moullinex, Awen, Joris Voorn, Adam Ten, O Terno, John Grant, Nicolas Jaar são também sintomas da sua amplitude criativa que o levou também a editar dezenas de singles e três álbuns.
2014 foi o ano em que se estreou em longa duração com 1975 naquele que se pode considerar um ensaio de várias estéticas da house music assentes nas influências que a paixão pelas bandas sonoras de Ennio Morricone e Angelo Badalamenti lhe traz; Mas também no Dub Jamaicano e no Surf dos 60s.
Em 2017 lançou o seu segundo álbum “On The Quiet” de onde saiu o êxito “Far Away Place” em parceria com os Vaarwell e um grande hino underground: “Searching For” que o une ao poeta Lazarusman. Este disco conta uma história sobre a transição de muitos músicos do punk rock para a música electrónica; do skateboarding para a house music; e sobre como a música de dança pode ser um espaço de consciencialização e debate social.
Em 2022 lançou “Balsame”, álbum que assenta em derivações idiossincráticas da house music e que nos fala sobre cura e construção conjunta; sobre unidade e comunhão, sobre utopias realistas, sobre os direitos de igualdade e sobre perspetivas pacificadoras para a humanidade.
2023 servirá como um momento mais orientado para a música de dança pura e dura com 3 EPS prontos a sair ainda antes do verão. “Anguilla Buella” em colaboração com a Meta_, “Dinosaurs” e “Waiting for”.