Xabier Díaz ao vivo em Portugal em setembro

Xabier Díaz, um dos maiores nomes da música tradicional galega, volta a Portugal para dois concertos únicos no Porto e em Lisboa e na companhia das Adufeiras de Salitre, com quem gravou o seu mais recente disco “As Catedrais Silenciadas”.

 

O artista da Corunha atua em duas das mais emblemáticas salas do país, o Novo Ático no Coliseu do Porto a 4 de junho e a 26 de setembro no Teatro da Trindade Inatel em Lisboa, no âmbito do Ciclo Mundos.

Nestes espetáculos Xabier Díaz apresenta ao vivo muito do seu repertório, mas em especial o seu último disco “As Catedrais Silenciadas” que concluiu uma trilogia que lhe é bastante pessoal. Este disco é o culminar de um processo que começou em 2015 e em que o elemento diferencial na sua sonoridade é o conjunto de mulheres vocalistas e percussionistas juntarem-se ao artista.

 

Nestes últimos sete anos, dificilmente haverá aldeias na Galiza que não tenham sido visitadas pelo músico. As composições, de Xabier Díaz, em muitos casos, partem de um trabalho de pesquisa, ouvindo as canções das mulheres do campo e, por outro lado, dando-lhes o seu toque particular. Na música do artista são detetas as influências de outras latitudes e novas letras que trazem frescor a uma matéria-prima típica do noroeste espanhol.

Partilha