Westway LAB regressa a Guimarães em Abril

De 6 a 9 de Abril de 2022 Guimarães recebe mais uma edição do Westway LAB, o primeiro Showcase Festival & Pro Music Conference de Portugal, que regressa assim ao seu formato físico, pela primeira vez após duas edições híbridas sob restrições pandémicas. A 9ª edição olha para os seus primeiros momentos à medida que se aproxima da sua primeira década como um evento pioneiro, criando experiências artísticas criativas únicas no país.

 

Isto é realçado pelas três apresentações de projectos da UE que fazem parte da conferência Westway PRO neste ano: Europe in Synch 2.0, European Ghosts e MC&S Labs são todos projectos Music Moves Europe que apresentam modelos futuros para a co-criação artística europeia, enquanto que os Projectos de Cooperação Europa Criativa da Westway ETEP e INES são destinados à promoção.

Esta edição irá também analisar mais de perto a co-criação como acção concreta e que faz parte desta filosofia que o Westway LAB adotou desde a sua criação em 2014. No total serão 6 projectos de co-criação que unem artistas de Portugal e de paises europeus. Como sempre, as mostras resultantes deste processo serão apresentados em concertos gratuitos para que estes momentos únicos, onde o novo material é apresentado ao vivo pela primeira vez, sejam totalmente acessíveis a todo o público.

 

A Conferência PRO terá também um olhar especial sobre áreas-chave do sector musical e promete mais uma vez oradores proeminentes da indústria musical nacional e internacional, cuja experiência profissional e experiência de vida enriquece os painéis. Portugal apresentará  ainda um programa de conferências centrado na internacionalização da música portuguesa, com apresentação de novos artistas portugueses prontos a dar os seus primeiros passos na construção de carreiras fora de Portugal.

 

O Festival contará com mais de 20 concertos distribuídos por 3 palcos do Centro Cultural Vila Flor mais outros 5 palcos em toda a cidade, permitindo a circulação do público em torno do centro urbano, à procura de novas revelações (musicais). Nomes a serem anunciados brevemente.

 

Rui Torrinha, director artístico do festival, afirma:

“Chegados à sua 9ª edição, fomos capazes de processar e afinar muitas das experiências realizadas ao longo do percurso, de modo a ajustar o modelo aberto, baseado na evolução que adoptámos para o evento.  Westway LAB propõe um ecossistema complexo construído sobre a simplicidade: viver pela música, numa cidade histórica do Património Cultural que foi Capital Europeia da Cultura em 2012, imersa num processo de fruição de diferentes culturas e realidades que potenciam a imaginação humana desde a criação artística até à circulação do conhecimento”.

“Esta edição acentua o poder da criação como uma direção estratégica do evento, e coloca artistas – de todas as gerações – na linha da frente. Os nomes serão anunciados em breve, e revelarão nomes de primeira linha de artistas históricos portugueses, bem como da Próxima Geração que está agora incumbida de continuar a escrever a história musical do nosso tempo”.

Partilha