No próximo dia 9 de dezembro, Setúbal acolherá nova residência artística do coreografo Victor Hugo Pontes, a acontecer na Gráfica – Centro de Criação Artística e a culminar com um ensaio aberto no Fórum Municipal Luísa Todi a 17.
Durante a residência, o grupo selecionado para integrar o workshop Corpo Clandestino irá explorar e experimentar alguns dos processos de composição que serão desenvolvidos numa nova criação de dança de Victor Hugo Pontes no contexto de uma nova plataforma de criação sob a direção artística do Renzo Barsotti e que será apresentada em Setúbal já no próximo ano, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.
De acordo com o coreografo terá “como ponto de partida o corpo – o corpo físico, profundamente ligado à identidade, à memória, ao registo/arquivo – e pensando no modo como nos relacionamos com ele, vamos questionar e refletir sobre a imagem que compomos de nós mesmos.”
Do ponto de vista técnico, esta residência assentará no processo criativo de Victor Hugo Pontes e tem como objetivo o desenvolvimento de destrezas físicas e emocionais, por meio de diferentes abordagens. Será também um exercício de partilha do vocabulário do coreógrafo, onde serão experimentados vários exercícios de composição, explorando diferentes configurações do grupo, bem como perspetivas sobre a intensidade da ação cénica, do gesto e da interpretação.
Trata-se de um projeto altamente experimental, cujo resultado será em grande medida definido pelo contributo dos participantes face às propostas do coreografo. Esta será uma das fases do projeto a ter continuidade durante o próximo ano.
Photo: Dianes Arbus