“Vertical” é um trabalho de cariz antológico em torno da obra admirável de João Alegria, músico quase sempre na sombra mas com uma marca absolutamente perene nas movimentações musicais a que pudemos assistir em Lisboa na última década (a solo, em duos com Carlos Godinho, Ricardo Ribeiro, Leonor Castro Nunes, ou Bruno Sousa Villar, mas também em formações alargadas como os Bande à Part).
Três temas longos divididos por outros tantos discos, propositadamente repensados e reordenados semi-cronologicamente para uma lógica de audição profunda: “Vertical” é uma viagem pela calada da noite feita à boleia de uma guitarra e as suas possibilidades sónicas. Êxtase sónico pontuado por longos drones e paisagens introspectivas, com uma dimensão intrínseca e marcadamente telúrica. Um final de um ciclo que termina para se iniciar outro.
“Vertical” foi gravado e produzido por João Alegria, com masterização de André Teixeira.
Todas as fotografias são da autoria de João Alegria. Esta edição tripla estará disponível a partir de 30 de Julho via combustão lenta records


