“Ver com os olhos de um outro” de Louise Narbo…

“‘Ver com os olhos de um outro’ fala dos olhos e da visão, ou melhor da falta de visão e dos seus efeitos nos que estão próximos de quem não vê. Este trabalho funde-se numa experiência pessoal, a deficiência visual do meu pai. Ela nutriu o meu desejo e a minha necessidade de imagens e de fotografias”

Em 2011, num autorretrato realizado num quarto de banho em frente a um espelho ainda embaciado, descobre o verdadeiro tema da sua pesquisa: a representação do campo de visão do seu pai, deficiente visual. ”Esse momento foi, para mim, uma revelação; a do seu olhar a espreitar na sombra do meu”.

O “Ver com os olhos de um outro”, desenvolvido entre 2015 e 2018, vai um pouco mais longe. Fala sobre a deficiência na visão e os seus efeitos sobre os entes queridos dos deficientes visuais. Este trabalho desenvolve-se em duas fases. Num primeiro momento, descobre e combina o campo de visão do seu pai e o profundo impacto da sua deficiência na perceção do mundo e da imagem da própria. Numa segunda fase, iniciou o jogo dos transplantes. Recortou grosseiramente os óculos de uma antiga fotografia, substituindo-os por olhos de outras pessoas. Percebeu que, bem depois da sua morte, tinha-lhe oferecido uma operação milagrosa com implantes de olhos de crianças, mulheres ou jovens. Olhos que veem.

De regresso ao Adorna Corações, Louise Narbo apresenta a sua exposição “Ver com os olhos de um outro”. De 19 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019

Partilha