Vai ser assim o programa principal da edição de 2019 do Imaginarius

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua está de regresso a Santa Maria da Feira para a sua 19ª edição. Entre 23 e 25 de maio a cidade transforma-se num palco gigante para acolher artistas e companhias nacionais e internacionais, mas também artistas emergentes, associações e artistas locais, projetos de intervenção criativa e social do concelho, no mais ambicioso evento de artes de rua do país, que integra já a rota dos maiores festivais de artes de rua da Europa.

O programa principal apresenta grandes produções nacionais e internacionais, algumas em estreia absoluta em território nacional, transformando Santa Maria da Feira num palco privilegiado para vivenciar diferentes linguagens artísticas.

Nesta programação, a Memória, tema principal desta 19ª edição do Imaginarius é explorada nas suas várias dimensões e estados. As memórias escrita, narrada e visual, que todos arrumamos no cérebro humano, serão exaltadas, transportando o espetador para as suas próprias memórias de infância ou intergeracionais.

 

GLOBE – Close-Act Theatre (NL)

GLOBE é uma metáfora artística à Liberdade e ao poder de voar num mundo imaginário. O cenário do conflito é um globo gigante que envolve trapezistas, dançarinos, atores, músicos, projeções e pirotecnia, em interação com o público.

Multidisciplinar, Performance / 60’ / Estreia Nacional

Piscinas Municipais / 24 e 25 maio – 23h30

 

HOLD ON – Fheel Concepts (FR)

HOLD ON é uma experiência visual de realidade virtual que transporta os participantes para o interior do mundo do circo contemporâneo. Motivado pelo acidente de Corinne Linder, este projeto-experiência evoca a fragilidade do momento, no qual a queda parece inevitável…

Realidade Virtual / 15’ / Estreia Nacional

Cineteatro António Lamoso / 24 e 25 maio – 16h00, 16h30, 17h00, 17h30, 20h00, 20h30, 21h00, 21h30

 

Belly of the Whale – Ockham’s Razor (UK)

A escultura cruza-se com o novo circo e com o teatro físico, resultando num espetáculo interdisciplinar de descoberta e intuição. Os artistas “surfam” uma estrutura gigante, semicircular, feita de aço e madeira, que se vai metamorfoseando. Catapultas, túneis, escorregas, montanhas… criam diferentes espaços imaginários.

Dança, Performance / 40’ / Estreia Nacional

Igreja Matriz / 24 e 25 maio – 17h00,  22h00

 

La Calle es Nuestra – Always Drinking Marching Band (ADMB) (ES)

Com o projeto La Calle es Nuestra, a companhia ADMB apodera-se de ruas e praças para ativar a Memória, em cada um, do sentimento efusivo de alegria e boa disposição. Os músicos vão contagiar o público com as suas músicas, proporcionando experiências singulares e emotivas nos espetadores.

Música, Performance / 45’ (rua) 30´ (concerto final) / Estreia Nacional

Praça Gaspar Moreira > Igreja Matriz – 15h50 / Rua dos Descobrimentos > Moinho – 19h00 / Praça Gaspar Moreira – 00h30 / 24 e 25 maio

 

LA GRAN TEMPESTA – Efimer (ES)

Os que a olharem de fora, admirarão a sua beleza, mas só os que entrarem conseguirão sentir a sua magia. LA GRAN TEMPESTA é uma cúpula transparente cheia de ar, luzes, música e… confetes! Proporciona uma experiência sensorial única num mundo imaginário onde tudo é possível… mesmo enfrentando ventos e tempestades.

Instalação, Experiência Sensorial / 540´ (máx. 30 participantes em simultâneo) / Estreia Nacional

Casa do Moinho / 24 e 25 maio – 15h00 > 00h00

 

The Last One to Grab Fall First – SALTO – International Circus School (PT)

Baseado na premissa de que em sociedade não há oportunidades iguais para todos, as crianças brincam ao tradicional jogo das cadeiras, aprendendo, desde tenra idade, que quem não tem cadeira sai do jogo! Uma metáfora sobre a vida contemporânea, num jogo de equilíbrio, destreza, rapidez e força.

Circo / 30´ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius

Rossio / 23 maio – 21h00 / 24 e 25 maio – 22h30

 

William Shake(this)pear  – DRA/MAT (PT)

Na cidade instalou-se um acampamento. Os ocupantes viviam de contar histórias, andavam de cidade em cidade. Durante anos, as suas histórias captavam a atenção de quem as assistia; haviam mudado as suas almas e transformado cidades inteiras. Mas algo, entretanto, mudou… as cidades mudaram e as pessoas também… O que fazer?

Teatro / 60´ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius

Jardins e Auditório da Biblioteca Municipal / 24 e 25 maio – 21h00

Partilha